Olá,

Visitante

Caminhada Laranja e Mamaço Imperial: Mais Um Passo para o Sucesso do Aleitamento Materno

Finalidade da experiência

Para a promoção do aleitamento materno no Brasil, o Ministério da Saúde, as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, em conjunto com várias entidades representativas, estimulam ações que possam, junto à sociedade, fortalecer o apoio e a cultura dessa prática. Para tanto, foi elaborada a Semana Mundial de Aleitamento Materno, em 1991, a ser comemorada preferencialmente de 1 a 8 de agosto. Em Petrópolis, RJ, nos últimos anos, as equipes de saúde da atenção básica e maternidade foram estimuladas a participar de eventos comemorativos durante esta semana, promovidos pela Secretaria Municipal de Saúde. Em 2014, porém, a equipe da Coordenação de Programas de Saúde Pública desta SMS, motivada por inovação em relação aos eventos comemorativos, criou a Primeira Caminhada Laranja, seguida pelo Mamaço Imperial.

Em 2015, estamos realizando a II Caminhada Laranja, acreditando que esta iniciativa esta crescendo e se estruturando no calendário da cidade. Apesar de termos realizado a Primeira Caminhada Laranja em Petrópolis em 2014, esse não foi o primeiro passo nas ações em favor do Aleitamento Materno. Ela surgiu como uma iniciativa amadurecida, e que pode contar com vários atores na sua organização e execução, fruto de um trabalho continuado, multi e interdisciplinar realizado há mais de dez anos em Petrópolis. Ela se torna então mais um passo para o sucesso do aleitamento materno.

Principal

Adriana Duringer Jacques

ssadivap@petropolis.rj.gov.br

A prática foi aplicada em

Petrópolis

Rio de Janeiro

Sudeste

Instituição

Rua Aureliano Coutinho, 81

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Adriana Duringer Jacques

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

11 set 2016

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Escola de Postura: Prevenção da Lombalgia, Através da Motivação da Prática Corporal, Contribuindo para a Melhoria da Qualidade de Vida dos Usuários de Irecê, Bahia.
Bahia
Práticas
Oficina de Culinária Kids: uma Ferramenta para Despertar a Alimentação Saudável das Crianças do Programa Saúde na Escola.
Bahia
Práticas
Isaba Kiambote [Bem Vinda a Folha]
Rio de Janeiro
Práticas
Ultrapassando Barreiras: o Acesso a Saúde no Sistema Prisional.
Santa Catarina
Práticas
Consultório na Rua e a Potência do Cuidado no Território: Produção de Afetos e Encontros
Alagoas
Práticas
Clube da Papinha: uma estratégia de adequação nutricional e promoção da alimentação complementar saudável no município de Timbaúba (PE)
Pernambuco
Práticas
Impacto do Programa Antitabagismo no Munícipio de São José da Lagoa Tapada – Pb
Paraíba
Práticas
‘‘Felicidade de Viver’’. Promoção da Atividade Física na Terceira Idade para Melhorar a Qualidade de Vida Física e Mental.
Paraíba
Práticas
Ação Municipal – Juntos Somos Mais Fortes
Tocantins
Práticas
Atenção Domiciliar: a Integralidade do Cuidado Promovendo Saúde e Prevenindo Agravos
Rio de Janeiro