Olá,

Visitante

Busca Ativa Vacinal Escolar como Ferramenta para Ampliar a Imunização de um Município de Médio Porte do Estado de Mato-Grosso

Trata-se de um relato de experiência, construído em abril de 2023, por equipe que integra as atividades da vigilância epidemiológica de um município de médio porte no Estado de Mato Grosso, sobre a implementação de uma estratégia de busca ativa vacinal escolar, que pode ser multiplicada em outros municípios. Essa foi uma estratégia intersetorial, combinando a criação de material orientativo e a intervenção em forma de busca ativa, ambas etapas dessa intervenção foram planejadas a partir de um diagnóstico de baixa cobertura vacinal.

No entanto, os nós críticos evidenciados que estão contribuindo com a baixa cobertura vacinal, perpassa por questões estruturais, as quais são imutáveis a curto prazo, e demanda políticas públicas coordenadas no âmbito federal, estadual e municipal para seu enfrentamento. Nesse âmbito, podem ser mencionados como entraves para o aumento da cobertura vacinal no município da intervenção, a conformação cultural e social da população, hesitação vacinal nos grupos populacionais mais jovens que não vivenciaram doenças anteriores que foram erradicadas por meio da imunização, a contaminação do debate político e fake news, o quantitativo insuficiente de profissionais de saúde, principalmente agentes comunitários de saúde e técnicos de enfermagem, aspectos que se relacionam aos baixos índices de imunização do município de Tangara da Serra.

Apresentado alguns dos entraves para a elevação da imunização, pode-se considerar como medidas para a melhoria e restabelecimento de melhores coberturas vacinais, uma força tarefa coordenada, pelo Ministério da Saúde, em conjunto com estados, municípios e entidades públicas ou privadas, no combate a desinformação e aos movimentos antivacinas, a fim de fornecer informações de qualidade e reaproximar a população aos serviços de saúde e imunização. Não restringindo à imunização, mas essa estratégia também ampliará a visibilidade da capilaridade do Sistema Único de Saúde (SUS) no território e reconhecimento do importante papel da Atenção Primária à Saúde junto a população.

As informações apresentadas na pesquisa nacional Imuniza-SUS, fornece embasamento para que seja possível a articulação de estratégias de forma planejada, que possam efetivamente contribuir com o avanço da cobertura vacinal em todo o território nacional. São grandes os esforços para se romper com o decréscimo vacinal, sendo assim, necessita-se de uma articulação entre as esferas governamentais, de modo que as ações sejam pensadas para a modificação dos nós críticos evidenciados pela pesquisa.

Principal

JULIANA HERRERO DA SILVA

Coautores

Pedro Henrique de Oliveira Marques , Erislane Aparecida de Oliveira, Ana Claudia Pereira Terças Trettel , Vagner Ferreira do Nascimento

A prática foi aplicada em

Região

Esta prática está vinculada a

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

23 dez 2023

e atualizada em

23 dez 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
Envelhecimento Ativo
São Paulo
Práticas
Relato de Experiência de um dia ” D ” de Imunização com Crianças Indígenas
Todos os Estados (Nordeste)
Práticas
Experiência do preventivo humanizado no SUS
Maranhão
Práticas
Caminhos do Cuidado, levando serviços de saúde para as comunidades rurais no município de Condado (PB)
Paraíba
1 / 1071234Próximo