Olá,

Visitante

Busca Ativa de Casos Novos de Hanseníase no Município de Cristino Castro

Trata-se da realização da busca ativa de casos novos de Hanseníase realizados pela Estratégia Saúde da Família no povoado Várzea Grande no município de Cristino Castro-PI, com a finalidade de realizar diagnóstico precoce e iniciar o tratamento adequado para evitar sequelas e diminuir a cadeia de transmissão da doença. O trabalho foi realizado através de visitas domiciliares e consultas agendadas na unidade básica de saúde. Vale lembrar que a atividade foi realizada após treinamento da equipe recebido pelo Médico Dermatologista e Presidente da Sociedade Brasileira de Hansenologia, apoiado pela Secretaria Municipal de Saúde do município.Atores envolvidos: Profissionais da Estratégia Saúde da Família: Enfermeiro, Médico, Técnico de Enfermagem e Agente Comunitário de Saúde.

xx

Aprendizado e dificuldades: O trabalho foi relevante tendo em vista a necessidade contínua da realização da busca ativa de doenças negligenciadas, como a hanseníase. Foi possível perceber a facilidade de realizar o diagnóstico aplicando testes simples durante avaliação dermatoneurológica, após o treinamento recebido. Porém, ainda é evidente a resistência da população quanto à procura de profissionais de saúde para tratar dos sintomas da doença e a difícil aceitação do diagnóstico no momento da avaliação. Sendo assim, fica evidente a necessidade constante do aprimoramento profissional diante de algumas situações epidemiológicas que põem em risco a saúde da população. Dessa forma, a garantia do acesso e qualidade do atendimento prestado à comunidade será sempre estabelecido de forma a contribuir com a melhoria da assistência de forma geral, principalmente aos casos de agravos negligenciados.Perspectiva futura ou Desdobramentos do Trabalho: Espera-se que o desfecho para os casos encontrados sejam satisfatórios, tendo em vista que os mesmos são acompanhados rotineiramente pela equipe de saúde e constata-se que todos realizam tratamento adequado de acordo com a classificação operacional da doença.

Principal

Kainã Pereira Lopes da Rocha Mendes

kainasednem@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Cristino Castro

Piauí

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Instituição

R. Basilio Falcao

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Kainã Pereira Lopes da Rocha Mendes

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Construção de uma modelagem ecossistêmica para vigilância em saúde: implementação de observatórios epidemiológicos na atenção básica
Ceará
Práticas
Estratégias de Implementação da Vacina Contra Covid-19 no Estado da Paraíba
Paraíba
Práticas
Implementação da Rede de Apoio Aos Pacientes com Infecção Congênita Associada ao Vírus Storch ou Zika no Município de São José de Ribamar – Ma.
Maranhão
Práticas
Ocorrência de Óbito por Causa Violenta em Menores de 12 Anos no Município de Itabaiana-Pb: a Importância da Integração da Vigilância em Saúde na Atenção Básica.
Paraíba
Práticas
Exame dos contatos intradomiciliares aos sábados no programa de controle de hanseníase no município de Rio Branco, Acre
Acre
Práticas
O uso de armadilhas (Ovitrampas) como ferramenta para monitoramento e controle populacional do Aedes Aegypti em Rio Branco, Acre
Acre
Práticas
Vigilância de Epizootias Visando À Prevenção da Febre Amarela no Município de Curitiba – Pr
Paraná
Práticas
Investigação Epidemiológica Pós-Óbito em Situações de Desastres: a Experiência de Nova Friburgo
Rio de Janeiro