- Práticas Integrativas e Complementares em Saúde
Ana Amélia Machado Duarte
- 03 maio 2024
Girau do Ponciano, município do agreste de Alagoas, fazendo parte da 2ª Macrorregião de saúde e 7ª região de saúde. Possui população de 3.614 idosos, segundo o último censo. Pensando nessa população, no aumento da expectativa de vida, em proporcionar um envelhecimento de qualidade, tendo em vista os processos naturais de envelhecimento, o surgimento de diversas patologias, dentre elas, dores agudas e crônicas, insônia, depressão e o aumento no uso de medicações, tornou-se fundamental a oferta dos serviços como a acupuntura, um ramo da medicina tradicional chinesa, e um método de tratamento complementar de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Com a implantação do programa Valorização da Melhor Idade, em 21 de setembro de 2017, a acupuntura vem se destacando por oferecer um tratamento rápido e eficaz, sem efeitos colaterais e praticamente indolor, tirando a dor, restaurando, promovendo e equilibrando o organismo, trazendo bem-estar físico e mental aos nossos idosos.
Proporcionar um envelhecimento com qualidade de vida aos usuários acima de 60 anos assistidos pela Rede de Atenção Básica, utilizando técnicas da medicina tradicional chinesa. Dentre as Práticas Integrativas e Complementares, o município passou a ofertar a acupuntura. Os idosos são encaminhados ao ambulatório de medicina tradicional chinesa por profissionais do nível superior da Rede de Atenção Básica. Os pacientes são acolhidos por profissional especialista em medicina tradicional chinesa que realiza uma avaliação individual (anamnese), permitindo chegar a um diagnóstico energético, definição de melhores pontos de acupuntura e número de sessões por paciente. Ao término do número total de sessões, o paciente passa por nova avaliação, caso tenha tido uma boa evolução, receberá alta, caso contrário, daremos continuidade a novas sessões.
Conseguiu-se com o programa Valorização da Melhor Idade grandes resultados de recuperação e minimização nos quadros de doenças dos nossos idosos, bem como a popularidade que vem se tendo sobre esse método de tratamento tão importante e tão eficaz. Dos 68 pacientes atendidos, 20 estão em acompanhamento e 48 receberam alta. Na alta, tivemos confirmação, desde alívio de dor, melhora na qualidade do sono, redução e até mesmo suspensão do uso de anti-inflamatórios, analgésicos, benzodiazepínicos, etc. Desses, 1 foi atendido após ficar com sequelas de AVC, usava bengala ao chegar e teve alta após 24 sessões e dirigindo o próprio carro. Sobre abandono do tratamento, 1 única, sendo essa portadora de fibromialgia. Visto a necessidade de buscar novos caminhos para oferecer uma saúde pública de melhor qualidade, aliada à vontade de colaborar na promoção da saúde e melhor qualidade de vida dos nossos idosos em nosso município, estamos conseguindo grandes resultados voltados a minimizar as dores dos nossos idosos ocasionadas por diversas patologias comuns aos processos naturais de envelhecimento.
Rua Juscelino Kubitschek, 100 - Centro, Girau do Ponciano - Alagoas, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO