Olá,

Visitante

Benefícios da Implementação de Assistência Médica 24 Horas em uma Cidade do Interior Paraibano

A implementação do Posto Sinhá Pessoa funciona 24 horas com atendimento médico, realização de procedimentos de enfermagem e regulação de pacientes através do Núcleo de Regulação Interna – NIR e transporte de pacientes em ambulância Tipo A.O serviço atende em grande parte indivíduos que não possuem planos/convênios de saúde sendo a sua única opção o serviço público e dá suporte a Atenção Primária a Saúde e ao Serviço Móvel de Urgência e Emergência. Devido o exposto acima, um ano após a implantação desse serviço, observa-se mudanças populacional comportamental e melhorias no acesso a saúde e tempo resposta para resolução de agravos.

A distância de uma referência hospitalar causa a população uma carência que, em muitas vezes a Atenção Primária a Saúde não consegue referenciar em tempo oportuno, criando lacunas na resolubilidade de ameaças a integridade de saúde da população. O Município de Umbuzeiro/PB está localizado há uma distância de 147 Km da capital. Possui uma população total de 10.681 em novembro/2021 de acordo com o site e-gestor Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica do Ministério da Saúde referente ao relatório quadrimestral de cadastros dos Agentes Comunitários de Saúde. Apesar de uma rede de atenção a saúde eficiente e completa, muitas vezes a mesma não consegue suprir casos emergentes do município sendo necessário o deslocamento para uma unidade hospitalar em cidades grandes ou capital, que algumas vezes ocorre por leigos ou até mesmo passa despercebida pelo próprio indivíduo.

Recomendaria para outros municipios que se localizam distante da capital e grandes cidades para dar um suporte de saúde mais efetivo para a população pois este serviço é extremamente importante. Ele consegue prestar uma assistência de qualidade com resolutividade na maioria dos casos que nos procuram para atendimento, assistindo 10.681 umbuzeirenses que são vulneráveis ao acesso a saúde de qualidade garantindo os princípios e diretrizes do SUS como a equidade, universalidade, integralidade e regionalização.

Principal

Diana Patricia Barbosa de Souza

diana_patricia1994@outlook.com

A prática foi aplicada em

Umbuzeiro

Paraíba

Nordeste

Instituição

RUA Severino Bezerra da Silva, pau santo

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Diana Patricia Barbosa de Souza

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
PROJETO PRIMEIROS SOCORROS E PREVENÇÃO DE ACIDENTES NAS ESCOLAS – LEI LUCAS
Rio de Janeiro
Práticas
Consciência Vacinal: fortalecendo as estratégias e combatendo a desinformação para o cumprimento do calendário de vacinação de crianças no município de São Francisco-PB.
Paraíba
Práticas
Dengue: uma abordagem além do combate ao vetor nos centros de educação infantil
Rio de Janeiro
Práticas
Imunização na Zona Rural, em áreas de difícil acesso: Projeto Vacina Volante
Maranhão
Práticas
A importância da equipe multidisciplinar no tratamento e no cotidiano dos pacientes com Fibromialgia de Itatiaia-RJ
Rio de Janeiro
Práticas
Projeto “Saúde Aqui: Relato de Experiência”
Tocantins
Práticas
Projeto Viva Mais, práticas de exercícios físicos e orientações nutricionais com princípios funcionais para a melhoria de qualidade de vida no município de Ourém (PA)
Pará
Práticas
Combatente municipal – escola e comunidade livres do Aedes Aegypti
Amazonas