Ao assumir a gestão da atenção primária em saúde no município de Volta Redonda, nos deparamos com unidades precárias no que se refere a sua estrutura física, um déficit de profissionais, muitas unidades de saúde sem médicos e enfermeiros, somado a grande insatisfação da comunidade, uma grande fila de espera para subespecialidades médicas. Passando por um período de grande numero de casos de covid-19, com várias internações e óbitos, se fez necessário envolver e discutir com a comunidade a situação e os planos de melhoria a serem implementados.
Conhecer as principais lideranças comunitárias. Apresentar o diagnóstico situacional encontrado na saúde do município. Apresentar o planejamento das ações a serem desenvolvidas e ou plano de melhoria estabelecido. Apresentar a equipe gestora da APS as lideranças locais. Conhecer as principais demandas da comunidade e traçar estratégias de superação possíveis de serem desenvolvidas em parceria.
A parceria da unidade básica de saúde com a comunidade local é um elemento fundamental na fortalecimento do Sistema Único de Saúde e construção de rede do cuidado em saúde. A aproximação da comunidade com o gerente, tem evidenciado a importância do pertencimento desses atores no funcionamento adequado dos serviços prestados. As lideranças locar passar a se sentir mais responsável pelo serviço e se apropriam dos resultados alcançados.
Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda - R. São João Batista, 35 - Niterói, Volta Redonda - RJ, 27215-390, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO