Olá,

Visitante

Aprimoramento e Fortalecimento da Cies Estadual Através da Gestão Compartilhada na Coordenação: Corresponsabilidade Entre As Instituições

Finalidade da experiência

A Comissão de Integração e Serviço do Estado de Mato Grosso foi constituída em 2008 e, entre este ano e 2010, passou por um longo processo de discussão de seu papel e elaboração do seu regimento interno. No ano de 2011

A partir do Plano de Ação da CIES Estadual – 2013/2014, que foi elaborado em reuniões da Comissão e posteriormente apresentado e pactuado em CIB, pode apresentar a execução de 80,49% das ações propostas. A participação dos atores na formulação e gestão da Política Pública de Saúde cria as condições para o desenvolvimento da cidadania e emancipação de pessoas, ao mesmo tempo em que transforma as estruturas autorizadas do Estado, gerando formas de cogestão pública. O papel de liderança destes sujeitos, indica que ao invés de um enfraquecimento do Estado, promove o fortalecimento destes através de sua atuação sinalizando sua possível transformação. Ainda que as ações não estejam consolidadas e sistematizadas, já se enraíza uma cultura coletiva, evidenciando uma nova institucionalidade, que faz com que estes atores partilhem respostas cotidianas às demandas criando uma identidade própria. O exercício do consenso amplia a autonomia, principalmente quando há que se posicionar contra decisões burocráticas e hierárquicas não debatidas e pactuadas, ainda muito presentes na cultura institucional do SUS.

Principal

Ana Paula Louzada dos Anjos (Representante do Cosems), Neuci Cunha dos Santos(Representante da Ugmt) E Raquel Arévalo de Camargo (Representante da Ses)

ciesmt@ses.mt.gov.br

A prática foi aplicada em

Mato Grosso

Centro-Oeste

Instituição

Avenida Adauto Botelho, nº: 552, Coophema.

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Ana Paula Louzada dos Anjos (Representante do Cosems), Neuci Cunha dos Santos(Representante da Ugmt) e Raquel Arévalo de Camargo (Representante da Ses)

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

06 mar 2018

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Ideação suicida e tentativas de suicídio: uma análise de casos do SAMU 192 no interior do estado do RJ.
Rio de Janeiro
Práticas
Samuzinho: Educação em saúde e primeiro socorros na escola para a promoção do SAMU 192.
Rio de Janeiro
Práticas
Implantação do programa de gestão transparente do tempo resposta no SAMU 192: uma missão desafiadora
Rio de Janeiro
Práticas
Verde, amarelo e vermelho: protocolo de classificação das consultas por grau de prioridade no Centro Especializado de Saúde de Quissamã (RJ)
Rio de Janeiro
Práticas
Indicadores para monitoramento das ações de promoção e atenção a saúde do homem em Petrópolis
Rio de Janeiro
Práticas
Fluxo dos pacientes oncológicos atendidos na UNACON da região Noroeste – RJ
Rio de Janeiro