Devido a pandemia, práticas coletivas presenciais foram inviabilizadas e assim houve a necessidade de adaptação do projeto Mat Pilates para gestantes (Pilates de Solo) para teleatendimento. Com o uso de aplicativo foi possível implementar o projeto com a realização de exercícios de Pilates de solo e palestras de educação em saúde para as gestantes.As aulas foram realizadas semanalmente com duração de 40 a 50 min e as palestras educativas duram de 10 a 15 min e acontecem a cada 15 dias com temas variados como prevenção de diabetes e hipertensão gestacional, o prejuízo no uso do andador infantil, importância do aleitamento materno exclusivo, entre outros assuntos.
Foi observada uma alta demanda de gestantes com queixa de lombalgia no consultório de fisioterapia da Unidade Básica de Saúde (UBS) Canaã, demonstrando a necessidade de um programa específico para esse público, que visasse não só o tratamento dessas queixas, mas também conscientizasse sobre o autocuidado. Porém, devido a pandemia e a impossibilidade de aglomeração houve a necessidade de adaptação do projeto para teleatendimento via aplicativo de celular.
.
Por ser uma prática de baixo custo econômico pode ser implementada em diversas unidades básicas de saúde com o objetivo de aumentar a qualidade de vida das gestantes assistidas. Além disso, a realização de uma anamnese completa, e de um questionário de qualidade de vida com foco em gestante, e reavaliações periódicas seriam de extrema valia para melhor demonstração de resultados.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO