Olá,

Visitante

Aplicação do Projeto “Mat Pilates” (Pilates de Solo) para Gestantes Via Teleatendimento no Período de Pandemia por Covid-19 na Ubs Canaã e Hermes

Devido a pandemia, práticas coletivas presenciais foram inviabilizadas e assim houve a necessidade de adaptação do projeto Mat Pilates para gestantes (Pilates de Solo) para teleatendimento. Com o uso de aplicativo foi possível implementar o projeto com a realização de exercícios de Pilates de solo e palestras de educação em saúde para as gestantes.As aulas foram realizadas semanalmente com duração de 40 a 50 min e as palestras educativas duram de 10 a 15 min e acontecem a cada 15 dias com temas variados como prevenção de diabetes e hipertensão gestacional, o prejuízo no uso do andador infantil, importância do aleitamento materno exclusivo, entre outros assuntos.

Foi observada uma alta demanda de gestantes com queixa de lombalgia no consultório de fisioterapia da Unidade Básica de Saúde (UBS) Canaã, demonstrando a necessidade de um programa específico para esse público, que visasse não só o tratamento dessas queixas, mas também conscientizasse sobre o autocuidado. Porém, devido a pandemia e a impossibilidade de aglomeração houve a necessidade de adaptação do projeto para teleatendimento via aplicativo de celular.

.

Por ser uma prática de baixo custo econômico pode ser implementada em diversas unidades básicas de saúde com o objetivo de aumentar a qualidade de vida das gestantes assistidas. Além disso, a realização de uma anamnese completa, e de um questionário de qualidade de vida com foco em gestante, e reavaliações periódicas seriam de extrema valia para melhor demonstração de resultados.

Principal

Monã Costa Tavares

fisiomonatavares@gmail.com

Coautores

.

A prática foi aplicada em

Arraial do Cabo

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

.

Rua Almirante Tamandaré, 286

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Monã Costa Tavares

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

05 out 2016

e atualizada em

14 set 2023

Seu Período de Execução foi de

01/09/2023

até

01/09/2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
de Bem com a Vida”: Experiência do Grupo de Manejo da Ansiedade da Uaps Jardim Paraíso no Município de Patos de Minas
Pará
Práticas
Artesanato Como Prática de Promoção em Saúde Mental.
Rio de Janeiro
Práticas
Utilização do Lúdico Como Estratégia de Favorecimento do Atendimento e Vínculo com o Paciente odontopediátrico na Estratégia de Saúde da Família.
Espírito Santo
Práticas
Escola de Postura: Prevenção da Lombalgia, Através da Motivação da Prática Corporal, Contribuindo para a Melhoria da Qualidade de Vida dos Usuários de Irecê, Bahia.
Bahia
Práticas
Oficina de Culinária Kids: uma Ferramenta para Despertar a Alimentação Saudável das Crianças do Programa Saúde na Escola.
Bahia
Práticas
Isaba Kiambote [Bem Vinda a Folha]
Rio de Janeiro
Práticas
Ultrapassando Barreiras: o Acesso a Saúde no Sistema Prisional.
Santa Catarina
Práticas
Consultório na Rua e a Potência do Cuidado no Território: Produção de Afetos e Encontros
Alagoas
Práticas
Clube da Papinha: uma Estratégia de Adequação Nutricional e Promoção da Alimentação Complementar Saudável no Município de Timbaúba-Pe.
Paraíba
Práticas
Impacto do Programa Antitabagismo no Munícipio de São José da Lagoa Tapada – Pb
Paraíba