AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO E PRÁTICAS DE URGÊNCIA A PRIMEIRA INFÂNCIA NO MUNICÍPIO DE QUEIMADAS-PB

AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO E PRÁTICAS DE URGÊNCIA A PRIMEIRA INFÃNCIA NO MUNICÍPIO DE QUEIMADAS-PB.

Apresentação

A prevenção de acidentes na primeira infância é um tema crítico para a saúde pública, uma vez que crianças pequenas estão particularmente vulneráveis a riscos domésticos e ambientais. Diante dessa realidade, a equipe do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) realizou uma atividade educativa com o objetivo de capacitar mães e educadores em primeiros socorros e prevenção de acidentes, visando reduzir ocorrências evitáveis e promover ações imediatas em situações de emergência.
Esta experiência foi desenvolvida devido à alta incidência de acidentes com crianças na primeira infância, como quedas, engasgos, queimaduras e intoxicações, muitas vezes agravados pela falta de conhecimento sobre medidas preventivas e de primeiros socorros. A iniciativa buscou empoderar cuidadores, transformando-os em agentes multiplicadores de práticas seguras no ambiente familiar e escolar.
A ação reforça o papel educativo do SAMU dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), indo além do atendimento emergencial e atuando na promoção da saúde e prevenção de agravos. Ao investir em educação comunitária, o serviço contribui para a redução da demanda por atendimentos de urgência, otimizando recursos e fortalecendo a atenção primária em saúde.
A importância dessa experiência vai além do público-alvo direto, pois impacta positivamente a segurança infantil, a qualidade de vida das famílias e a eficiência do SUS, alinhando-se às políticas nacionais de redução de morbimortalidade evitável na infância.

Objetivos
Objetivo Geral:
Relatar a experiência da equipe do SAMU na realização de atividades educativas sobre primeiros socorros e prevenção de acidentes na primeira infância, destacando sua metodologia e relevância para o público-alvo.
Objetivos Específicos:
• Descrever a estrutura e a abordagem metodológica utilizada nas atividades educativas, incluindo estratégias de ensino e recursos didáticos.
• Discutir a importância dessa iniciativa para a prevenção de acidentes na primeira infância e seu alinhamento com as políticas de saúde pública do SUS.
• Refletir sobre os desafios e as lições, buscando subsidiar novas práticas educativas em saúde, reforçando o papel do SAMU na promoção da saúde e na redução de emergências evitáveis.

Metodologia

Este estudo consiste em um relato de experiência desenvolvido pela equipe do SAMU do município de Queimadas – PB durante as edições da Semana do Bebê nos anos de 2023 e 2024, com ações educativas realizadas na Creche Municipal (para professores, pais e equipe pedagógica) e no Grupo de Gestantes do CRAS.
A intervenção foi estruturada em 3 eixos principais, combinando teoria e prática:
Recursos Didáticos Utilizados: Datashow, Dados epidemiológicos sobre acidentes na primeira infância, Infográficos sobre prevenção e vídeos curtos de situações reais e respostas adequadas. Boneco pediátrico para práticas: Demonstração e repetição guiada de manobras como o desengasgo (Manobra de Heimlich), posição lateral de segurança e reconhecimento de sinais de emergência.
Estratégias de Engajamento: Rodas de conversa (Com dinâmicas onde participantes relatavam experiências pessoais, análise coletiva de “casos reais” atendidos pelo SAMU (mantendo sigilo) e jogos educativos).
Métodos de Avaliação: Questionário rápido (5 perguntas – antes e depois) sobre conhecimentos básicos, “estação de dúvidas” com post-its anônimos.
Registro documental: Fotos das atividades (com autorização por termo) e relatório da equipe SAMU sobre interações significativas

Resultados

A vivência da equipe do SAMU revelou-se uma iniciativa profundamente impactante, que transcendeu a simples transmissão de conhecimentos para se tornar um catalisador de mudanças reais na comunidade. A abordagem adotada, combinando teoria e prática, mostrou-se extraordinariamente eficaz em sensibilizar os participantes.
Através das dinâmicas, os participantes puderam vivenciar situações de emergência em um ambiente controlado, o que lhes proporcionou não apenas o conhecimento teórico, mas principalmente a confiança necessária para agir caso se deparem com situações reais.
O impacto mais significativo se manifestou na mudança de atitude entre os participantes. Relatos demonstraram como começaram a reorganizar seus lares, eliminando perigos potenciais, enquanto as creches implementaram medidas concretas de segurança. Essa transformação no comportamento cotidiano reflete o sucesso da iniciativa em alcançar seu propósito.
No âmbito do SUS, esta ação exemplifica como a integração entre diferentes níveis de atenção à saúde pode produzir resultados extraordinários. Ao atuar na prevenção, o SAMU fortaleceu os princípios de universalidade e integralidade, demonstrando na prática como a educação em saúde pode reduzir a demanda por serviços de urgência e emergência.
A experiência evidenciou o poder das parcerias intersetoriais, mostrando como a colaboração entre saúde, educação e assistência social pode potencializar os resultados e garantir que tenha um alcance ampliado.

Conclusão

A experiência desenvolvida, destacou-se não apenas pela transmissão de informações, mas pela criação de um espaço de diálogo e compartilhar vivências. A equipe aprendeu lições valiosas, como a importância de adaptar a linguagem técnica para diferentes públicos.
No entanto, a experiência não foi livre de desafios. Um deles foi vencer a resistência inicial onde alguns tinham receio de não conseguir executar as manobras ou de piorar uma situação de emergência.
O que mais marcou positivamente foi ver a transformação nos participantes, relatando que reorganizariam suas casas para prevenir acidentes e professores que passaram a adotar medidas de segurança.
Há muito a ser feito, mas quanto aos resultados, a experiência mostrou-se promissora, porém, ainda depende de maior integração com outras políticas públicas. A continuidade dessas ações não só reduziria a demanda por atendimentos de emergência, como fortaleceria a cultura de prevenção, tornando a comunidade mais resiliente e preparada.
Em síntese, a experiência do SAMU representa um modelo de como a educação em saúde, quando feita com metodologias participativas e olhar sensível às necessidades da comunidade, pode salvar vidas e transformar realidades.

Palavras-chaves:

Educação em saúde; Primeira infância; Parcerias intersetoriais; Primeiros socorros.

A vivência da equipe do SAMU revelou-se uma iniciativa profundamente impactante, que transcendeu a simples transmissão de conhecimentos para se tornar um catalisador de mudanças reais na comunidade. A abordagem adotada, combinando teoria e prática, mostrou-se extraordinariamente eficaz em sensibilizar os participantes.
Através das dinâmicas, os participantes puderam vivenciar situações de emergência em um ambiente controlado, o que lhes proporcionou não apenas o conhecimento teórico, mas principalmente a confiança necessária para agir caso se deparem com situações reais.
O impacto mais significativo se manifestou na mudança de atitude entre os participantes. Relatos demonstraram como começaram a reorganizar seus lares, eliminando perigos potenciais, enquanto as creches implementaram medidas concretas de segurança. Essa transformação no comportamento cotidiano reflete o sucesso da iniciativa em alcançar seu propósito.
No âmbito do SUS, esta ação exemplifica como a integração entre diferentes níveis de atenção à saúde pode produzir resultados extraordinários. Ao atuar na prevenção, o SAMU fortaleceu os princípios de universalidade e integralidade, demonstrando na prática como a educação em saúde pode reduzir a demanda por serviços de urgência e emergência.
A experiência evidenciou o poder das parcerias intersetoriais, mostrando como a colaboração entre saúde, educação e assistência social pode potencializar os resultados e garantir que tenha um alcance ampliado.

Trabalhar de forma intersetorial é de suma importância para prática desta atividade, é necessário estabelecer parcerias entre gestão, secretária municipal de saúde e educação.

Principal

Adriana Rosilda Barbosa Bezerra

negreiros032517@gmail.com

ENFERMEIRA

Coautores

Adriana Rosilda Barbosa Bezerra, Thamara de Jesus da Silva Bezerra, Lindevaldo Monteiro

A prática foi aplicada em

Queimadas

Paraíba

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Rua Sebastião Lucena, no 65, Queimadas - PB, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Thamara de Jesus da Silva Bezerra

Conta vinculada

31 mar 2025

CADASTRO

31 mar 2025

ATUALIZAÇÃO

01 nov 2023

inicio

Condição da prática

Andamento

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas

Play now without restrictions Jump into the fun instantly Unlock endless game time Start gaming at school today Launch your game break now Enjoy premium playtime access Dive into crazy game worlds Begin your gaming escape Click here, play anywhere Start your school-safe gaming session unblocked games 76 yohoho Best School-Friendly Unblocked Games Endless Run Awaits: Dive into Run 3 Your New Virtual Life: BitLife Awaits! Can You Handle the Slope Speed? Click Frenzy: Join Cookie Clicker Fun! Game Boredom Killer: Unblocked Games Hub Ready for Some Retro Bowl Action? Arrr! Yohoho.io Awaits You, Captain! Drift to Glory: Play Drift Boss Now!