A informatização dos sistemas de saúde é uma das prioridades da gestão moderna na saúde pública. Os processos e rotinas de trabalho integradas proporcionam o controle das ações, promovendo a correta aplicação dos recursos públicos, obtendo dados para o planejamento da Secretaria de Saúde e, principalmente, propiciando a ampliação do acesso e da qualidade da assistência prestada à população, tornando o atendimento mais eficiente, consequentemente reduzindo custos, evitando, por exemplo, a duplicidade de exames. Sendo assim, ao realizar levantamento para mapeamento das atividades a serem executadas, encontramos o seguinte cenário na central de regulação: Inexistência de: Sistema informatizado de gestão de saúde, que possibilitasse o controle do cadastro dos encaminhamentos e dos agendamentos (consultas e exames), fila de espera, contrato de prestadores, agenda médica nas unidades da rede de atenção, demanda reprimida, e demais processos de trabalhos do Setor de Regulação em Saúde.
Implantação de ferramenta de gestão para controle e gerenciamento dos agendamentos (marcações de consultas e exames), dos processos de trabalho da Central de Regulação e a descentralização dos agendamentos para as unidades da rede de atenção e para o Sabendo da necessidade da organização administrativa e assistencial, foi necessário mapear como os processos de marcação/agendamento ocorriam e levantar os principais gargalos nos processos de trabalho a serem atacados. Na segunda etapa, foram desenhados alguns processos e rotinas, para implementação do sistema informatizado de controle, passando as marcações feitas em planilhas, papel, etc, para o sistema. A implantação foi realizada com recursos da secretaria de saúde juntamente com a equipe de tecnologia do município, utilizando dos próprios profissionais da prefeitura para realizar implantação. Foi utilizado ainda Scrum como principal metodologia de trabalho, para o alcance dos resultados planejados.
Aderência da secretaria de saúde ao projeto. Após a descentralização das agendas, as marcações passaram a ser realizadas diretamente nas unidades, o paciente após a consulta com clínico na unidade, já sai com seu exame ou consulta agendada. A redução de custos nos laboratórios terceirizados que prestam serviço para o município, em quase 50% do valor contratado mês, ou seja, uma economia de quase 50 mil reais/mês, sem desassistência. Os municípios pactuados com Sete Lagoas, não necessitam mais enviar malotes, foi disponibilizado para eles a ferramenta para marcação, bem como sua cota pactuada, dessa maneira, o próprio município já agenda seus procedimentos e avisa o paciente. Em Sete Lagoas as marcações são realizadas de maneira descentralizada, as cotas são distribuídas pela central de regulação, sendo que as consultas são feitas por quantidade e no caso de exames laboratoriais por valor financeiro. Podemos destacar que hoje efetivamente existe processo de regulação, com análises de dados retirados do software, é possível planejar as compras de consultas/exames.
Avenida Arquimedes, 211 - Jk, Sete Lagoas - MG, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO