Apesar do crescente interesse na segurança dos pacientes, ainda é generalizada a falta de sensibilização para o problema, vale apontar que no processo do cuidado nutricional, pouco se discute a temática da segurança do paciente, assim, deve-se estimular atitudes que evidenciam a cultura da segurança do paciente. O estudo foi realizado no município de Casimiro de Abreu que faz a distribuição de fórmulas nutricionais, através da coordenação de nutrição para pacientes em risco nutricional e social, sendo os pacientes acompanhados mensalmente pelo serviço de nutrição. Foi selecionado aleatoriamente doze pacientes, sendo menores de 1 mês até 24 meses, que fazem acompanhamento no serviço ambulatorial de nutrição, e recebem fórmulas nutricionais de acordo com a prescrição do serviço de nutrição. Contribuir para a melhoria da qualidade do cuidado nutricional, reduzindo possíveis danos aos pacientes durante a utilização de fórmulas nutricionais. Os resultados revelam que a segurança do paciente pode está comprometida frente ao cuidado nutricional, na perspectiva dos profissionais de saúde, estes necessitam adquirir competências para prescrição segura de fórmulas nutricionais, logo do ponto de vista da Rede de Atenção, garantir a continuidade do suplemento nutricional. Já os responsáveis pelos menores devem ser habilitados para tarefas simples como: no preparo da mamadeira, esterilização dos materiais utilizados, fervura ou filtragem da água, utilizar a quantidade recomendada das fórmulas, onde todas estas situações interferem diretamente na segurança do paciente. foram feitas sugestões para o cuidado nutricional, que foram implementadas no serviço municipal. É preciso construir uma cultura de segurança do paciente em que os profissionais e os serviços compartilhem, entre si, práticas, valores, atitudes e comportamentos de redução ao dano e promoção do cuidado seguro. O fortalecimento da cultura de segurança entre os profissionais destaca-se como um importante fator condicionador ao desenvolvimento institucional de estratégias para melhoria da qualidade e redução de danos no cuidado.
Melhoria da qualidade do cuidado nutricional, reduzindo possíveis danos aos pacientes durante a utilização de fórmulas nutricionais.
É preciso construir uma cultura de segurança do paciente em que os profissionais e os serviços compartilhem, entre si, práticas, valores, atitudes e comportamentos de redução ao dano e promoção do cuidado seguro. O fortalecimento da cultura de segurança entre os profissionais destaca-se como um importante fator condicionador ao desenvolvimento institucional de estratégias para melhoria da qualidade e redução de danos no cuidado.
Rua Franklin José dos Santos, 271 - Centro Antigo, Casimiro de Abreu - Rio de Janeiro, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO