A Feira de Esperança-PB é considerada uma Feira regional pelas suas dimensões. Além de sua população, a Feira de Esperança recebe tanto comerciantes, quanto pessoas de municípios circunvizinhos. Sua estrutura apresenta (01) um Mercado Público e (05) cinco ruas paralelas e adjacentes ao Mercado Público. Durante a Pandemia da Covid-19, a Feira de Esperança-PB foi suspensa por um determinado período em razão de Decreto Municipal, como medida para conter o aumento da contaminação por Covid-19. Após ações educativas e de conscientização da população realizadas pela Prefeitura Municipal de Esperança (ampla divulgação dos Decretos Municipais nas Redes Sociais oficiais sobre as medidas sanitárias) e pela Vigilância Sanitária (entrevistas e participações na Rádio FM local)
Promover a Saúde Preventiva através de ações educativas e medidas sanitárias individuais contra a Covid-19, por Equipes da Vigilância Sanitária na Feira de Esperança-PB.- Colocar equipes treinadas de Agentes de Vigilância Sanitária com os materiais e equipamentos necessários nos principais acessos (ruas) da Feira
Trabalho de Saúde Preventiva, com enfoque na Saúde Coletiva, através de ações de educação, conscientização, medidas sanitárias individuais e fiscalização sobre a Covid-19.Recomenda-se que tal experiência sirva de modelo para outras práticas de Educação em Saúde. O incentivo à participação da população nas boas práticas de saúde coletiva, a co-responsabilidade do cidadão(ã) é fundamental para o alcance dos objetivos pretendidos. Tal experiência também mostrou uma maior integração entre os Setores que compõem a Vigilância em Saúde no município (Vigilância Sanitária, Ambiental, Epidemiológica e Saúde do Trabalhador).
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO