Olá,

Visitante

A Epidemiologia como Aliada na Prevenção do Suicídio

De acordo com a Organização Mundial da Saúde – OMS, o suicídio representa 1,4% de todas as mortes em todo o mundo, sendo um fenômeno presente em todas as regiões do planeta. Estima-se que todo ano mais de 800 mil pessoa morrem por suicídio e, a cada adulto que se suicida, pelo menos outros 20 atentam contra a própria vida. É considerado a 15ª causa de mortalidade na população em geral e a segunda principal causa entre jovens de 15 a 29 anos (BRASIL, 2017). No ranking nacional, o Ceará é o primeiro estado do Norte e Nordeste em quantidade de registros e o quinto do País. em 2015 foram contabilizados 562 suicídios em todo o estado (SILVA, 2017). Itaiçaba, por sua vez, expressa números alarmantes, estando entre os 60 municípios cearenses com maior incidência (SINAN, 2018). Falar sobre o suicídio ainda representa um tabu para a sociedade. Contudo, estudos recentes ressaltam que abordar a temática é, em 90% dos casos, vital, tendo em vista que o suicídio é previnível.

Conhecer o perfil epidemiológico do suicídio em Itaiçaba com o intuito de promover ações e serviços voltadas para a população chave Mapear a rede de saúde mental, para estabelecer o devido fluxograma de atendimento Fomentar campanhas, palestras e a Esta experiência trata-se de uma pesquisa em base de dados, com abordagem estatístico-descritiva, de natureza quantitativa, realizada na cidade de Itaiçaba, com população estimada em 2017 de 7.316 habitantes (IBGE, 2017). Utilizando o Sistema de Informações de Agravos e Notificações (SINAN) foram analisadas a fichas de notificações, na secretaria de saúde do referido município. A coleta de dados ocorreu em Setembro de 2018, utilizando as variáveis: sexo, idade, meio de agrassão, escolaridade, estado civil e orientação sexual. em seguida os dados foram agrupados e tabulados em banco de dados específicos gerados pelo Microsoft Excel, e para uma melhor visualização e interpretação dos resultados, foram construídos gráficos e tabelas.

Itaiçaba registrou, na série histórica estudada (2017 a 2018) 44 notificações de violência, sendo 8 destas autoprovocadas. Além disso, ocorreram 5 óbitos por violência, sendo 2 destes por suicídio, representando metade das mortes desta tipologia no município. Embora com uma população de pequeno porte, percebe-se que o número de suicídio é equiparado a outros municípios populosos como Russas (76.475 hab/IBGE, 2017), que registrou 3 suicídios em 2017, e em alguns casos, maior, a exemplo de Aracati (73.629 hab/IBGE, 2017) e Jaguaruana (33.740 hab/IBGE, 2017), que notificou 0 e 1 caso respectivamente no mesmo ano.as notificações analisadas mostraram que em Itaiçaba o perfil epidemiológico do suicídio é semelhante a demais regiões do Brasil, mostrando qual a população chave requer real atenção e medidas preventivas. o sexo feminino é o que mais tenta, com 69% das ocorrência, contra 31% do sexo masculino. Contudo, o sexo masculino é o que mais consuma, totalizando 100% dos óbitos. A faixa etária mais acometida é o jovem e o adulto-jovem. o meio de agressão mais utilizado foi o enforcamento, 50% do total.

Principal

Diego Gomes Lima

enf.diegogomes@outlook.com

Coautores

Emerson De Oliveira Gomes, Lucia Rosa Barbosa Lima, Lucia Rosa Barbosa Lima

A prática foi aplicada em

Itaiçaba

Ceará

Nordeste

Instituição

Rua Dos Tabajaras, 268

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Emerson De Oliveira Gomes

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Título: Autismo – uma causa municipal.
Paraíba
Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal