Olá,

Visitante

A Educação Permanente Como Eixo Norteador no Agir dos Trabalhadores da Secretaria Municipal de Saúde de Tefé-Am.

O projeto está sendo orientado pela Rede Unida e financiado pelo MS e OPAS. O eixo norteador é a Educação Permanente em saúde (EPS) na busca por processos de co-gestão, gestão participativa e compartilhamentos de saberes, através da articulação entre as múltiplas experiências técnicas destas instituições e também relatar as experiências de EPS vivenciadas no município de Tefé a partir de 2017.METODOLOGIA: O planejamento das atividades de EPS está sendo realizada em diálogo entre as coordenações da Rede Unida e da Gestão de Trabalho e da Educação na Saúde (CGTES). 1ª fase: Qualificação dos trabalhadores da Saúde do Município ocorreu entre outubro/dezembro de 2017. A 2ª fase: ocorreu entre janeiro/abril de 2018. As oficinas utilizaram das Metodologias de EP, através de roda de conversa, dinâmicas e metodologia ativa e significativa estimulando e sensibilizando os trabalhadores para qualificar as práticas adotadas no cotidiano do trabalho, potencializando o diálogo entre os serviços-comunidade-gestão.

Implementar estratégias da EPS com os trabalhadores

A metodologia ativa e as rodas de conversa têm valorizado cada participante, como potencial humano e profissional, permitindo uma aprendizagem significativa com troca e partilha de vivencias e saberes. Acredita-se que terá diferentes tipos de efeitos sobre os processos de trabalho na Saúde no Município de Tefé. O projeto tem contribuído com o fortalecimento das políticas públicas de saúde e a efetivação do SUS em um dos territórios da Amazônia.

Principal

Maria Adriana Moreira

adrianamoreira2005@yahoo.com.br

A prática foi aplicada em

Goiás

Centro-Oeste

Esta prática está vinculada a

Instituição

Tefé

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Ideiasus / Conasems

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Acôes de promoção e prevenção a saúde integradas, com outras vigilâncias, equipe multidisciplinar e APS para trabalhadores e trabalhadoras, realizadas no lde trabalho, das empresas privadas parceiras do municipio de João Câmara, RN
Rio Grande do Norte
Práticas
Pode ser lindo aprender no SUS: uma proposta para o acolhimento dos futuros trabalhadores da saúde
Rio de Janeiro
Práticas
Mas eu não consigo doutor – Grupos dialógicos para a APS – Juntos nós podemos
Rio de Janeiro
Práticas
Novos horizontes para a educação permanente em saúde: alcançando as necessidades do SUS
Rio de Janeiro
Práticas
Informação em saúde preventiva nos meios de comunicação
Tocantins
Práticas
Estágio na comunidade: ações de educação em saúde realizadas na comunidade Vale da Cachoeira no municipio de Palmas (TO)
Tocantins
Práticas
Impactos da formação de trabalhadores sobre práticas relativas ao uso racional de medicamentos: experiência no contexto do Plano Regional de Educação Permanente em Saúde (Pareps)
São Paulo
Práticas
Projeto master chefinho
São Paulo
Práticas
Apoio técnico no SUS: criando oportunidades para a consolidação do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino Saúde (COAPES)
São Paulo
Práticas
Ação educativa para serviços ambulantes de alimentação no município de Campinas
São Paulo