Olá,

Visitante

A Educação Permanente Como Eixo Norteador no Agir dos Trabalhadores da Secretaria Municipal de Saúde de Tefé-Am.

O projeto está sendo orientado pela Rede Unida e financiado pelo MS e OPAS. O eixo norteador é a Educação Permanente em saúde (EPS) na busca por processos de co-gestão, gestão participativa e compartilhamentos de saberes, através da articulação entre as múltiplas experiências técnicas destas instituições e também relatar as experiências de EPS vivenciadas no município de Tefé a partir de 2017.METODOLOGIA: O planejamento das atividades de EPS está sendo realizada em diálogo entre as coordenações da Rede Unida e da Gestão de Trabalho e da Educação na Saúde (CGTES). 1ª fase: Qualificação dos trabalhadores da Saúde do Município ocorreu entre outubro/dezembro de 2017. A 2ª fase: ocorreu entre janeiro/abril de 2018. As oficinas utilizaram das Metodologias de EP, através de roda de conversa, dinâmicas e metodologia ativa e significativa estimulando e sensibilizando os trabalhadores para qualificar as práticas adotadas no cotidiano do trabalho, potencializando o diálogo entre os serviços-comunidade-gestão.

Implementar estratégias da EPS com os trabalhadores

A metodologia ativa e as rodas de conversa têm valorizado cada participante, como potencial humano e profissional, permitindo uma aprendizagem significativa com troca e partilha de vivencias e saberes. Acredita-se que terá diferentes tipos de efeitos sobre os processos de trabalho na Saúde no Município de Tefé. O projeto tem contribuído com o fortalecimento das políticas públicas de saúde e a efetivação do SUS em um dos territórios da Amazônia.

Principal

Maria Adriana Moreira

adrianamoreira2005@yahoo.com.br

A prática foi aplicada em

Goiás

Centro-Oeste

Instituição

Tefé

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Ideiasus / Conasems

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Atuação do programa saúde na escola (PSE) no enfrentamento da dengue e outras arboviroses
Paraíba
Práticas
Ampliando leque da rede: fortalecimento dos vínculos entre equipes e escola.
Paraíba
Práticas
Relato de experiência: humanização na atenção ao usuário no pronto atendimento de Pilar (PB))
Paraíba
Práticas
Zoonoses e Vetores na Escola: Informação, Educação e Comunicação em Saúde como ferramenta de mudança.
Rio de Janeiro
Práticas
A Integração Ensino Serviço Comunidade em Volta Redonda/RJ: Em defesa da formação no SUS para o SUS
Rio de Janeiro
Práticas
Acôes de promoção e prevenção a saúde integradas, com outras vigilâncias, equipe multidisciplinar e APS para trabalhadores e trabalhadoras, realizadas no lde trabalho, das empresas privadas parceiras do municipio de João Câmara, RN
Rio Grande do Norte
Práticas
Pode ser lindo aprender no SUS: uma proposta para o acolhimento dos futuros trabalhadores da saúde
Rio de Janeiro
Práticas
Mas eu não consigo doutor – Grupos dialógicos para a APS – Juntos nós podemos
Rio de Janeiro