Olá,

Visitante

A Aplicação do Business Inteligence (Bi) no Monitoramento da Atenção Primária em Saúde e outras Áreas de Atenção: a Experiência do Município de Canoas/Rs.

As etapas foram: levantamento preliminar, planejamento, análise do negócio, projeto, construção, testes, homologação e implantação. O conjunto de indicadores foi definido de acordo com premissas do Modelo Balanced Scorecard (BSC), técnica que visa a integração e balanceamento dos principais indicadores de desempenho existentes na organização (financeiros, administrativos, processos internos, qualidade de indicadores). Assim, traduziu-se a missão e a estratégia em objetivos e medidas tangíveis para as Centrais de Regulação, oferecendo uma visão do futuro e um caminho para chegar até ele, indo ao encontro do Planejamento Anual da Secretaria de Saúde e de metas de governo estabelecidas pela Prefeitura. Na fase de levantamento preliminar do projeto de BI, foram feitas reuniões para construção coletiva com os gestores para identificar as áreas e informações de interesse. Os protótipos das telas e relatórios especificados e validados tornaram possíveis o projeto de BI.Secretário de Saúde

O desenvolvimento teve início em 2012, com a informatização da regulação das internações e proveniência de informações de outros sistemas de informações, como dos hospitais da rede de saúde do município, do DATASUS, IBGE entre outros. Viu-se a necessidade de revisar dados, fontes, metas e referenciais comparativos e mesmo novos design de telas.

Aprendizados e dificuldadesO Processo de modelagem, desenvolvimento e homologação de um ambiente de Data Warehouse, na obtenção dos dados utilizando como base as informações da Secretaria de Saúde inovou no seu processo de avaliação e monitoramento. Maior aprendizado foi a disponibilidade das informações integradas e dentro de uma visão sistêmica da SMS. Dificuldades residem na análise técnica das informações.Perspectivas futuras ou Desdobramentos do trabalhoO desafio é a valorização da informação de modo a mobilizar os trabalhadores em torno dos dados objetivos, das informações que são fruto do processo de trabalho, permitindo a reflexão sobre o cotidiano das unidades de saúde e seus principais resultados, potencializados no aumento da comunicação que a informação proporciona. Para a gestão, a perspectiva é que o BI traga à Secretaria de Saúde a maturidade de uma gestão baseada em evidências, onde das informações sujam ações que orientem a renovação dos processos de saúde, propiciando aprendizados e resultados mais efetivos à população.

Principal

Eloir Antonio Vial

eloir.vial@canoas.rs.gov.br

A prática foi aplicada em

Canoas

Rio Grande do Sul

Sul

Esta prática está vinculada a

Instituição

Rua Dr. Barcelos, 1600

Uma organização do tipo

Campos, L. R.

Foi cadastrada por

Eloir Antonio Vial

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Gestão de saúde de Cabedelo na implantação da nova lei de licitações: desafios e conquistas
Paraíba
Práticas
Processo de elaboração do Plano Municipal de Saúde 2022-2025- relato de experiência.
Paraíba
Práticas
INFORMATIZAÇÃO DA REGULAÇÃO MUNICIPAL COM A ATENÇÃO PRIMÁRIA COMO COORDENADORA DO CUIDADO
Rio de Janeiro