Olá,

Visitante

‘‘Felicidade de Viver’’. Promoção da Atividade Física na Terceira Idade para Melhorar a Qualidade de Vida Física e Mental.

A realização de atividades físicas entre idosos é essencial para o envelhecimento saudável e manutenção da funcionalidade. Tendo isso em vista, o Núcleo de Apoio a Saúde da Família – NASF e as Unidades Básicas da Estratégia de Saúde da Família -ESF do município de Matinhas-PB, o programa de atividade física adequada para os idosos da área de abrangência da ESF foi implantado desde 2014 tendo atualmente 55 idosos cadastrados. Este projeto foi desenvolvido com uma política pública e social voltada a essa nova realidade mundial, o envelhecimento populacional. A Inclusão dos pacientes da terceira idade nas práticas da atividade física vem melhorando cada vez mais a qualidade de vida dessa faixa etária, melhoras dos quadros de dor causados por doenças ósseo degenerativas, melhor controle das Doenças Crônicas não transmissíveis como hipertensão, diabetes e dislipidemia e menos incidência de complicações decorrentes destas, melhoria da autoestima e estado psicológico dos pacientes. Enfrentamento adequado ao processo de envelhecimento.

Estabelecer um grupo de atividade física para pacientes idosos na área de abrangência com acompanhamento de profissional de educação física e de saúde

Diante do exposto constata-se a importância do projeto voltado para a promoção da saúde para a população da terceira idade, com a pratica regular de atividades físicas.O estimulo dado aos pacientes da terceira idade para a prática regular das atividades físicas é de fundamental importância para uma melhora funcional, prevenção de doenças e seus agravantes e para uma qualidade em geral. O trabalho em equipe principalmente a relação com ESF e NASF, é essencial para o sucesso do projeto. Trata-se de um projeto simples, aplicável em nosso meio e os resultados positivos dependerão da adesão dos pacientes a participação regular ao projeto e o empenho das equipes de saúde em melhorar a cada dia.Cabe aos atores envolvidos a implementação e futurar reavaliações desse projeto de intervenção adaptando e aprimorando a necessidade dos pacientes.

Principal

Allan Derkian Borges Santos

allanderkian@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Matinhas

Paraíba

Nordeste

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Ideiasus/Conasems

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Ações intersetoriais: integrando estratégias no combate às arboviroses na cidade de Belém do Brejo da Cruz (PB)
Paraíba
Práticas
Re(h)abilitando a interdisciplinaridade e o cuidado na atenção primária à saúde
Paraíba
Práticas
A (in) visibilidade de quem está em situação de rua: caminhos possíveis para cuidado em saúde
Paraíba
Práticas
Do ambulatório LGBTQIAPNB+ ao Café com Diversidade: garantindo acesso e fortalecimento de vínculos
Paraíba
Práticas
Fato ou fake: utilizando a força da internet no combate a fake news sobre vacinação em Esperança – PB.
Paraíba
Práticas
Projeto saúde na feira: ampliando o acesso de serviços de saúde no município de Ingá.
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Promoção da saúde mental dos trabalhadores da estratégia de saúde da família: cuidando do cuidador.
Paraíba