Olá,

Visitante

Combate à tuberculose: experiência focaliza pessoas privadas de liberdade

Leitura: < 1 minuto
Foto: Sejusp / Divulgação

Ainda que antiga, a tuberculose continua sendo um importante problema de saúde pública. No mundo, a cada ano, cerca de 10 milhões de pessoas adoecem por tuberculose, responsável por mais de um milhão de óbitos anuais. Somente no Brasil, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem cerca de 4,5 mil mortes em decorrência da enfermidade, segundo dados do Ministério da Saúde

O problema é ainda mais contundente e preocupante entre a população privada de liberdade. Com uma incidência de casos 28 vezes maior do que a população geral, o sistema prisional brasileiro apresenta o ambiente ideal para a disseminação da tuberculose, devido às condições de superlotação, pouca ventilação e pouca incidência de luz solar.

No Dia Nacional de Combate à Tuberculose (17/11), cujo objetivo é alertar sobre sua prevenção, sintomas e tratamento, destacamos a experiência do SUS ‘Primeiro screening para detecção de tuberculose no presídio de Ubá: desafios, perspectivas e possibilidades’. Trata-se de uma iniciativa inédita realizada em massa em um presídio, focada no diagnóstico, tratamento e prevenção da doença. 

Para acessar a íntegra desta prática, publicada na Plataforma IdeiaSUS Fiocruz, clique aqui.

Conteúdo Relacionado

Gostou? Compartilhe clicando abaixo

Palavras-chave

Você pode se interessar também