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Evolution of a work integrated learning program: An Australian naturopathic experience
Catherine Smith
clsmith@torrens.edu.au
Australia
Evolução de um programa de aprendizagem integrada ao trabalho: Uma experiência australiana em naturopatia
Descrição

A aprendizagem integrada ao trabalho (Work Integrated Learning – WIL) é uma abordagem educacional que integra de forma intencional experiências de trabalho relevantes ao design curricular. Seu objetivo principal é criar uma ponte entre o conhecimento teórico e a aplicação prática, promovendo uma aprendizagem autêntica e ao mesmo tempo ampliando as habilidades transferíveis dos estudantes e seus resultados de empregabilidade. O WIL envolve três atores principais: o estudante, a universidade e o setor da indústria no qual o estudante irá futuramente atuar.

A Torrens University Australia (TUA), por meio de sua faculdade fundadora, a Southern School of Natural Therapies (SSNT), tem sido pioneira na educação em naturopatia, oferecendo qualificações clínicas continuamente por mais de 60 anos. Nesse contexto, o WIL foi tradicionalmente incorporado nos anos finais do programa, quando os estudantes realizavam observações pré-clínicas e estágios supervisionados como praticantes na clínica universitária “The Practice”, criada para esse fim e conduzida por estudantes.

Embora essa abordagem tenha se mostrado bem-sucedida, em 2018, como parte de uma revisão abrangente do curso, a universidade buscou desenvolver um programa de WIL mais imersivo para aprimorar:

Conhecimento específico da indústria

Habilidades de gestão de prática e dispensário

Habilidades de empregabilidade

Aprendizagem escalonada

A pandemia de COVID-19 provocou uma evolução e adaptação rápida do modelo tradicional de WIL presencial. Em resposta, a universidade implementou diversas iniciativas, incluindo: uma série virtual de palestrantes da indústria e uma “feira comercial” online, consultas por telemedicina na clínica, observações clínicas online, workshops síncronos online e intensivos práticos, garantindo a continuidade da aprendizagem experiencial. Após o abrandamento das restrições da pandemia, o programa WIL se expandiu com o apoio do New Colombo Plan do governo australiano, possibilitando estágios internacionais e experiências de aprendizagem intercultural.

O programa WIL aprimorado fomenta atributos mais amplos nos graduados, incluindo:

justiça social

cidadania global

competência intercultural

O design e a implementação do modelo revisado de WIL são fundamentados na Teoria da Aprendizagem Experiencial de Kolb, que concebe a aprendizagem como um processo cíclico que envolve experiência concreta, observação reflexiva, conceitualização abstrata e experimentação ativa. Esse modelo apoia a integração da prática clínica com a aprendizagem reflexiva e teórica, alinhando-se ao objetivo do programa de formar graduados prontos para o trabalho e preparados para as complexidades da prática naturopática contemporânea.

Problemas abordados

No programa WIL pré-clínico, os estudantes eram colocados na clínica da universidade para realizar tarefas iniciais. No entanto, o programa enfrentou desafios relacionados à infraestrutura devido a um aumento significativo nas matrículas. Além disso, o início da pandemia de COVID-19 exigiu uma rápida transição do ensino presencial para o virtual. Esses fatores demandaram que a equipe acadêmica inovasse e diversificasse a experiência de WIL.

O atual modelo híbrido de WIL incorpora uma variedade de atividades de aprendizagem:

série virtual de palestrantes da indústria

atuação como cliente na clínica universitária

workshops sobre habilidades de dispensário e administração

estágios de observação com profissionais externos

observações virtuais de prática

clínica simulada com clientes fictícios

estágios de acompanhamento na clínica universitária

estágios clínicos como praticante

experiência internacional de WIL para visitar unidades de saúde no Nepal

As adaptações no WIL foram particularmente bem recebidas pelos parceiros da indústria, que valorizaram a conexão direta com os estudantes. Um cargo de consultor da indústria foi criado para gerenciar os relacionamentos com os stakeholders e mitigar potenciais conflitos de interesse. Esse papel se mostrou essencial para reduzir a sobrecarga administrativa dos docentes e garantir um engajamento justo com os parceiros externos à medida que o número de alunos continua a crescer.

Apesar do engajamento positivo geral, alguns estudantes demonstraram resistência em buscar de forma independente estágios de observação externos. Para resolver isso, a universidade implementou uma ferramenta online de busca de estágios, chamada Careers Connect, preenchida com oportunidades adquiridas pela equipe de indústria, que avalia as vagas, gerencia acordos legais e apoia os estudantes ao longo do processo. Mais recentemente, foi criado um Toolkit online e interativo de WIL para fornecer aos estudantes habilidades essenciais e confiança para o sucesso nos estágios. O kit inclui módulos interativos sobre escrita de currículo e carta de apresentação, expectativas dos empregadores e padrões da indústria.

Resultados (opcional)

Um questionário informal de garantia de qualidade do programa híbrido pré-clínico de WIL, realizado em 2023 e 2024, coletou 123 respostas em três campi. A maioria dos comentários foi positiva e incluiu as seguintes percepções:

As experiências de aprendizagem mais valiosas foram os workshops presenciais, incluindo atividades de dispensário e administração. Palestrantes convidados da indústria, atuação como cliente na clínica e os recursos de WIL também foram bem avaliados.

Mais de 80% dos estudantes sentiram-se confiantes para aplicar o aprendizado no futuro.

Mais de 90% avaliaram o programa WIL como valioso para seu desenvolvimento profissional.

Estudantes que realizam observações e estágios de acompanhamento no 3º ano completam uma avaliação reflexiva. Comentários abertos indicam satisfação com o programa, com estudantes expressando confiança na transição para o papel de praticante. Exemplos de reflexões incluem:

A experiência clínica (observação) foi ótima.

Realmente me preparou para o que vou fazer quando assumir meu estágio na clínica.

Adorei o período de observação em clínica.

Dos estudantes em fase de conclusão, 100% sentiram-se confiantes para atuar em ambiente clínico ou encontrar emprego dentro da profissão. Três quartos deles pretendiam abrir consultório particular.

Sobre o programa WIL no Nepal, 103 estudantes de saúde complementar participaram entre 2022 e 2025. No programa, os estudantes interagem com diversas organizações de saúde e educação para expandir o entendimento cultural e fomentar perspectivas globais. Eles consistentemente descrevem a experiência como transformadora, inspiradora e motivadora. Relatam maior consciência sobre equidade no acesso à saúde, resolução de problemas de saúde comunitária e seu papel como futuros agentes de mudança.

Recomendações ou Desafios

Este relatório documenta a natureza em evolução do WIL, que se desenvolveu de um componente clínico final para uma experiência imersiva baseada em investigação. Habilidades interpessoais, atributos profissionais e capacidades são estruturados ao longo do programa para apoiar a empregabilidade e a prontidão para a prática.

O programa continuará a evoluir, com sugestão de expansão das oportunidades de estágio clínico e de live briefs de stakeholders da indústria. A incorporação de treinamento em produção de fitoterápicos no programa pré-clínico de WIL pode fortalecer ainda mais a preparação dos estudantes para o emprego e o sucesso profissional.

Os objetivos iniciais do programa WIL foram modificados para incluir uma variedade de atividades muito maior do que a originalmente prevista. O feedback indica que as experiências de WIL são bem recebidas e representam uma parte valiosa da experiência geral de aprendizagem dos estudantes.

Palavras-chave
Evolution of a work integrated learning program: An Australian naturopathic experience
Description

Work integrated learning (WIL) is an educational approach that purposefully integrates relevant work-based experiences into curriculum design. Its primary aim is to bridge theoretical knowledge with practical application, thereby fostering authentic learning while enhancing students’ transferrable skills and employability outcomes. WIL involves three key stakeholders: the student, the university and the industry sector in which the student will eventually work.

Torrens University Australia (TUA) through its founding college, the Southern School of Natural Therapies (SSNT), has been a pioneer in naturopathic education, delivering clinical qualifications continuously for over 60 years. Within this context, WIL has traditionally been embedded in the final years of the program where students undertake pre-clinic observations and supervised placements as practitioners in the university’s purpose-built, student-led clinic "The Practice",

While this approach has proven successful, in 2018, as part of a comprehensive course review, the university sought to develop a more immersive WIL program to enhance:
- Industry specific knowledge
- Practice and dispensary management skills
- Employability skills
- Scaffolded learning

The COVID-19 pandemic prompted a further evolution and rapid adaptation of the traditional in-person WIL model. In response, the university implemented several initiatives including; a virtual industry speaker series and industry ‘trade show’, telehealth consultations for the clinic, online clinic observations, synchronous online workshops and practical intensives, to maintain continuity of experiential learning. Following the easing of pandemic restrictions, the WIL program expanded through support from the Australian Government’s New Colombo Plan, enabling international placements and cross-cultural learning experiences.

The enhanced WIL program fosters broader graduate attributes, including:
- social justice
- global citizenship
- intercultural competence

The design and implementation of the revised WIL model are underpinned by Kolb’s Experiential Learning Theory, which conceptualises learning as a cyclical process involving concrete experience, reflective observation, abstract conceptualization, and active experimentation. This model supports the integration of hands-on clinical practice with reflective and theoretical learning, aligning with the program’s goal of producing work-ready graduates equipped for the complexities of contemporary naturopathic practice.

Problems Addressed

In the pre-clinic WIL program students were placed in the university’s dedicated clinic to engage in entry-level tasks. However, the program faced facility-related challenges due to a significant increase in enrolments. Additionally, the onset of the COVID-19 pandemic required a rapid transition from on-campus to virtual delivery. These factors required the academic team to innovate and diversify the WIL experience.

The current hybrid WIL model incorporates a range of learning activities:

• virtual industry speaker series
• appointment as client at the university clinic
• workshops on dispensary and administration skills
• observation placements with external practitioners
• virtual practice observations
• simulated clinic with mock clients
• shadowing placements at the university clinic
• student practitioner clinic placements
• international WIL experience to visit health facilities in Nepal

WIL adaptations were particularly well received by industry stakeholders who valued the direct connection with students. An industry consultant role manages stakeholder relationships and mitigates any potential conflicts of interest. This role proved essential to reduce the administrative burden on academics and maintain equitable engagement with external partners as program numbers continue to grow.

Despite overall positive engagement, some students expressed resistance to independently source external observation placements. To address this, the university implemented an online placement search tool, ‘Careers Connect’, populated with opportunities procured by the industry team who vet placement opportunities, manage legal agreements, and support students throughout the process. More recently, an online, interactive WIL Toolkit was created to equip students with essential skills and confidence for placement success. The toolkit includes interactive modules on resume and cover letter writing, employer expectations, and industry standards.

Results (optional)

An informal quality assurance questionnaire of the hybrid pre-clinical WIL program completed during 2023 and 2024, elicited 123 responses across three campus locations. The majority of comments were positive and included the following insights:

• The most valuable learning experiences were in-person workshops, including dispensary and administration activities. Industry guest speakers, appointment at the student clinic and WIL resources were also of value.
• Over 80% of students felt confident to implement learning in the future.
• Over 90% rated the WIL program as valuable to their professional development.

Students undertaking observation and shadowing placements in year 3 complete a reflective assessment. Open-ended comments indicate satisfaction with the program, with students expressing confidence in transitioning to the student practitioner role. Sample reflections include:
- The clinic (observation) experience was great.
- Really prepared me for what I am to be doing when I do my clinic placement
- I loved the in-clinic observation period

Of students exiting, 100% felt confident to practice within a clinical setting or find employment within the profession. Three quarters of them intended to establish private practice.

Regarding the Nepal WIL program, 103 complementary health students participated between 2022 to 2025. In the program, students engage with various health and education organisations to expand cultural understanding and foster global perspectives. Students consistently describe the experience as transformational, inspiring and motivational. They report increased awareness of equity in access to healthcare, community health problem-solving, and their role as future change-makers.

Recomendations or Challenges

This report documents the evolving nature of WIL which has developed from a final clinical component to an immersive inquiry-based experience. Interpersonal skills, professional attributes and capabilities are scaffolded throughout the program to support employability and practice readiness.

The program will continue to evolve with a suggested expansion of clinical placement opportunities and live briefs from industry stakeholders. Incorporating herbal manufacturing training into the pre-clinic WIL program may further strengthen student preparedness for employment and career success.

The initial objectives of the WIL program were modified to include a much more diverse program of activities than originally anticipated. Feedback indicates WIL experiences are well received and a valuable part of the overall student learning experience.

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