A Vigilância em Saúde Ambiental (VSA) de Itanhangá trabalha a prevenção de doenças e a promoção da saúde com o intuito de identificar as metodologias a serem aplicadas para precaver e controlar os elementos ambientais relacionados às doenças ou a outros agravos à saúde pública. A equipe realiza atividades diversas, priorizando ações de controle do Aedes aegypti, que na realidade atual é o que mais interfere na saúde humana em nosso meio. Após a visita/monitoramento dos técnicos do Escritório Regional de Saúde de Sinop, em setembro de 2017, recebemos amplas orientações, as quais nortearam a equipe em todas as suas atribuições, considerando que em sua totalidade os agentes e a gestão estavam iniciando na função. Essa visita foi fundamental para o desenvolvimento do trabalho de forma geral, possibilitando o planejamento de maneira ampla e a execução das ações de modo organizado, assim conseguindo direcionar e aprimorar as atividades. O trabalho foi desenvolvido no ano de 2018.

Objetivo de alcançar bons resultados no que se refere a prevenção de doenças e promoção de saúde de modo geral, com ênfase no combate ao Aedes aegypti para promover a conscientização da população quanto a necessidade e urgência em executar estratégias. Método dialógico, interativo em que os profissionais motivaram a participação e a construção conjunta, de maneira a despertar o interesse sobre o assunto e favorecendo a tomada de decisão por parte das crianças e demais munícipes que estiveram envolvidos. Recursos utilizados: data show, cartaz, folder, eva, fantasia de mosquito, entre outros (além dos equipamentos e epi que os ACEs usam em sua rotina diária para executar suas atribuições). Atividades realizadas: palestra, jogos lúdicos, roda de conversa, teatro, mostra. Buscar firmar termos de cooperação técnica para eliminar focos, bem como executar estratégias de enfrentamento e combate ao Aedes e preservação do meio ambiente.

Equipe envolvida: gestora municipal, coordenador de VSA, ACEs, ACSs e equipe administrativa da SMS. O trabalho foi desenvolvido durante o ano de 2018, com aproximadamente 20 servidores envolvidos. Foi executado um trabalho lúdico em todas as turmas das escolas municipais, com a finalidade de conscientizar tanto a respeito da necessidade do controle do Aedes, quanto com a preservação da água e do meio ambiente como um todo. Foram desenvolvidas atividades como palestras, músicas, tapetes educativos, quiz (perguntas e respostas), experimentos (de acordo com a faixa etária dos alunos), sempre orientando sobre a preservação ambiental e abordando vários assuntos relevantes, argumentando também sobre boas práticas em vigilância sanitária. Avaliamos como positivos os trabalhos, pois foi possível reduzir o número de caso de dengue e o índice de infestação predial, especialmente nos pontos estratégicos. Além do estímulo a equipe em perseverar no trabalho, foi possível aprimorar a conscientização da população que leva a melhoria da qualidade de vida e dos indicadores de saúde.

Principal

Sandra Klassen Grzechota

sec.saude@itanhanga.mt.gov.br

Coautores

Samara Barbosa Do Nascimento, Eduardo Silva Garcêz

A prática foi aplicada em

Itanhangá

Mato Grosso

Centro-Oeste

Esta prática está vinculada a

Vigilância em Saúde Ambiental (VSA) de Itanhangá

Rua Valdecir Martins, Itanhangá - MT, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Sandra Klassen Grzechota

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

08 jul 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas