A Terapia de Purificação Okada (TPO) foi descoberta por Mokiti Okada, que viveu no Japão de 1882 a 1955. Mokiti Okada (FRANK, 2009) desenvolveu este invento a partir da busca da saúde perdida experimentando tudo que estava ao seu alcance, como a alimentação vegetariana, meditação, massagem, medicina alopática, etc. Contou com ajuda de amigos entre eles médicos. Desenvolveu seu raciocínio a partir do estudo da filosofia oriental, da Teoria da Intuição de Henri Bérgson (França 1859-1941), do Pragmatismo Norte americano de Charles Sanders Peirce (USA 1839-1914), propagado por William James (USA 1842-1910) e especialmente das Leis da Natureza, como os métodos de defesa natural como o processo inflamatório, a formação e eliminação de secreções e especialmente os fatores que os estimulam mais adequadamente, sem precisar voltar a se viver como os seres humanos primitivos. Nos primórdios de sua criação, recebeu outras denominações como Massagem no Estilo Okada, Terapia Japonesa e finalmente, Terapia de Purificação Okada. O Mestre Okada descreveu sua filosofia como uma nova ciência, uma ciência além da ciência e não como uma religião como os praticantes do Johrei leem nos livros reescritos por sua esposa e auxiliares após sua passagem para o Mundo Espiritual em 10 de fevereiro de 1955. Em virtude da Política Japonesa no após Segunda Guerra Mundial, ter aprofundado a ocidentalização do Japão, a Lei da Medicina editada nesse período limitou sobremaneira o avanço da TPO, deixando muitos praticantes confusos
A principal situação atual da Terapia de Purificação Okada é a necessidade de implantação definitiva no Sistema Único de Saúde do país, para que os usuários do sistema tenha acesso a mais uma Prática Integrativa, no caso a TPO, um tipo de Imposição de Mãos certificada pela MOA do Brasil. A TPO visa especialmente diminuir o sofrimento humano para que os beneficiados voltem para um estágio de vida plena de saúde e assim repleta de felicidade. A felicidade de pessoas que estão desejando algo novo e sem danos adicionais como as reações adversas causados por substâncias químicas artificiais ou naturais, procedimentos invasivos de risco, etc. Também tem a pretenção de cooperar com a ampliação da consolidação da implantação da Portaria Ministerial 971, acima citada, fazendo parte dessas terapias.
Solicitamos aos responsáveis pelo SUS, nos contatarem para darmos continuidade a prática e assim o reconhecimento da Terapia de Purificação Okada (TPO) e a sua implantação no Sistema Único de Saúde como uma Prática Integrativa de Saúde, tenha o objetivo alcançado, que é o de disponibilizar mais um instrumento de promoção da saúde para o usuário do SUS, que busca alternativas para as suas soluções sofridas e que não encontrou em outras práticas.
Av. Dr. Silas Munguba, 1700 - Serrinha, Fortaleza - CE, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO