Olá,

Visitante

Telessaúde Brasil Redes: Aurora-Ce Conectada Nessa Idéia

O telessaúde é um projeto nacional que utiliza as modernas tecnologias da informática, eletrônica e telecomunicação para integrar as equipes de saúde da família das diversas regiões do país com os centros universitários de referência, para melhorar a qualidade do serviços de saúde prestado à população. O projeto conta com a participação de órgão governamentais, privados e universidades públicas. O município de Aurora -Ce em 2008, adquiriu um computador e um aparelho de eletrocardiograma, realizando desta forma os exames e enviando on-line para os especialistas nas regiões longínquas do sul e do sudeste, sendo muitas vezes emitido os laudos em tempo real. Também fomos agraciados pela Secretaria de Saúde do Estado em 2009 com uma máquina fotográfica para implantar o serviço de dermatologia. Para complementar o fortalecimento das ações junto ao telessaúde o município contratou médicos especialistas (cardiologista e dermatologistas), aumentou o link da internet, capacitamos junto ao Estado só profissionais de nível médio e participamos de todas as capacitações de nível superior através das vídeos-conferências. Vivenciamos ao longo desses quatro anos alguns desafios como estimular o profissional participar de forma contínua na educação permanente e estimular a desenvolver produções científicas na descoberta dos agravos à saúde. Também é de grande destaque os avanços alcançados em parceria com os serviços do telessaúde: melhoria da qualidade do atendimento ao paciente, resultados de exames rápidos resultando resolutibilidade do problemas, redução de danos e o tempo de deslocamento, custos minimizados, maior agilidade do atendimento e otimização do recurso. Tivemos relato dos nossos profissionais, sendo relatos positivos dos médicos que prestam assistência no município sobre o Telessaúde que recebem em tempo real teleconsultorias e telediagnóstico. Desta forma o programa foi aos poucos abraçado pelos profissionais, aonde possibilita compartilhar percepções, problematizar o processo de trabalho e indicar ações resolutivas na tomada de decisões.

O município de Aurora-CE, distante 132 Km do seu centro de referência secundário, o município de Brejo Santo, conta com o serviço do Telessaúde Brasil Redes que se encontra instalado dando suporte na policlínica municipal. Tem como objetivo fornecer a população o trabalho de duas ferramenta importantes que agrega ensino e serviço por meio de teleassistência e teleducação

Principal

Petrúcya Frazão Lira

A prática foi aplicada em

Juazeiro do Norte

Ceará

Nordeste

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Petrúcya Frazão Lira

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Pré Conferências Locais de Saúde: “Um Exemplo de Democracia na Saúde de Porto Velho, Rondônia.#
Rondônia
Práticas
Conferências Municipais de Saúde: Importância do Apoio Matricial no Fortalecimento do Controle Social e Espaços de Gestão.
Paraíba
Práticas
Educação Popular em Saúde: Estratégia de Gestão Participativa
Ceará
Práticas
Implantação do Conselho Gestor
Bahia
Práticas
Os Avanços do Conselho Municipal de Saúde de Macau
Rio Grande do Norte
Práticas
Participação Comunitária na Estratégia Saúde da Família do Abapã no Município de Castro – Paraná
Paraná
Práticas
Espaços de Cidadania: a Implantação das ouvidorias Municipais na 18ª Região de Saúde do Estado do Ceará
Ceará
Práticas
Redefinição da Lei Regulamentar do Conselho Municipal de Saúde de Santa Maria de Jetibá-Es por Meio das Rodas de Educação Permanente.
Espírito Santo
Práticas
Ouvidoria: Um Caminho para Melhoria da Gestão.
Espírito Santo