Olá,

Visitante

Segurança do Paciente Como Prioridade de Gestão: Implementação do Protocolo de Medicação Segura.

A segurança do paciente é um atributo na qualidade do cuidado e tem adquirido grande importância mundial com intuito de garantir uma assistência segura. Os erros são eventos adversos constantes nos estabelecimentos de saúde, com indicadores alarmantes e danos significativos aos pacientes, muitos chegando a óbito. Dentre os maiores danos que poderiam ser evitáveis se destacam os erros de medicação, os quais podem estar relacionados a dispensação, prescrição e/ou administração. O uso de instrumentos organizacionais podem ser uma estratégia para redução e eliminação de erros.

Objetivo: Relatar a experiência da implementação do protocolo de medicação segura por meio da estratégia de educação permanente. Método: Trata se de um relato de experiência, realizado no mês de janeiro à abril de 2017 em atividades de educação permanente, desenvolvidas na Policlínica Bárbara Pereira de Alencar localizada na cidade de Campos Sales- Ce, sujeitos envolvidos foram Enfermeiros, Médicos, Técnicos de Enfermagem, Farmaceutico e Gestão da instituição. Resultados: No primeiro momento foi realizado uma pré diagnóstico na unidade através de uma oficina com todos os profissionais, as quais se iniciou com a atividade de brandistorning, com a pergunta disparadora “pontos necessários para uma medicação segura?” Todo o material foi condensado e utilizado como analise para adaptação do protocolo de prescrição, dispensação e administração de medicamentos do ministério da saúde.

Conclusão: Em suma o uso dos protocolos é essencial nos serviços de saúde, com essa adaptação a instituição já percebeu pontos positivos, redução do uso indiscriminado de medicamentos e o desaparecimento dos mesmos, padronização das prescrições, administração, e armazenamento, junto a segurança oferecida ao paciente, melhoria na organização do serviço e economia.

Principal

Ana Paula Agostinho Alencar

Anapaulaagostinho0@gmail.com

A prática foi aplicada em

Campos Sales

Ceará

Nordeste

Instituição

Rua dos Tabajaras, 268 - Praia de Iracema, Fortaleza - CE

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Ideiasus/Conasems

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Desafios para Manutenção do Vínculo e da Co-Repsonsabilização Frente a Ausência do Profissional Médico – a Equipe Multiprofissional de Saúde Sendo a Referência de Cuidado em Saúde
Rio Grande do Sul
Práticas
A Atuação do Conselho Local de Saúde na Gestão da Estratégia de Saúde da Família.
Rio Grande do Sul
Práticas
Programa Municipal para Suporte Técnico Profissional Frente À Reformulação da Pnab.
Paraná
Práticas
Organização do Processo de Trabalho na Atenção Primária em Saúde Utilizando Ferramentas Analisadoras e Estratégicas.
Maranhão
Práticas
Planejamento Local e Participativo na Estratégia Saúde da Família no Município de Cachoeirinha/Tocantins.
Tocantins
Práticas
Mudança de Dinâmica na Marcação de Consulta em São Luis e Seus Impactos Positivos para a População.
Maranhão
Práticas
Plano Municipal de Saúde de Juazeiro do Norte – Ceará, 2018-2021: uma Construção Participativa.
Ceará
Práticas
Fluxograma para Rede de Urgência e Emergência:
Ceará
Práticas
Modelo de Atenção Às Condições Crônicas em Um Serviço de Referência À Mulher e À Criança de Caxias/Ma: uma Proposta de organização da Atenção Especializada À Saúde.
Maranhão
Práticas
Implantação do Ambulatório de Seguimento do Recém-Nascido de Alto Risco: Um Projeto de Fortalecimento da Rede de Atenção À Saúde da Criança
Alagoas