Olá,

Visitante

Segurança do paciente como prioridade de gestão: implementação do protocolo de medicação segura

Objetivo: Relatar a experiência da implementação do protocolo de medicação segura por meio da estratégia de educação permanente. Método: Trata se de um relato de experiência, realizado no mês de janeiro à abril de 2017 em atividades de educação permanente, desenvolvidas na Policlínica Bárbara Pereira de Alencar localizada na cidade de Campos Sales- Ce, sujeitos envolvidos foram Enfermeiros, Médicos, Técnicos de Enfermagem, Farmaceutico e Gestão da instituição. Resultados: No primeiro momento foi realizado uma pré diagnóstico na unidade através de uma oficina com todos os profissionais, as quais se iniciou com a atividade de brandistorning, com a pergunta disparadora “pontos necessários para uma medicação segura?” Todo o material foi condensado e utilizado como analise para adaptação do protocolo de prescrição, dispensação e administração de medicamentos do ministério da saúde.

A segurança do paciente é um atributo na qualidade do cuidado e tem adquirido grande importância mundial com intuito de garantir uma assistência segura. Os erros são eventos adversos constantes nos estabelecimentos de saúde, com indicadores alarmantes e danos significativos aos pacientes, muitos chegando a óbito. Dentre os maiores danos que poderiam ser evitáveis se destacam os erros de medicação, os quais podem estar relacionados a dispensação, prescrição e/ou administração. O uso de instrumentos organizacionais podem ser uma estratégia para redução e eliminação de erros.

Conclusão: Em suma o uso dos protocolos é essencial nos serviços de saúde, com essa adaptação a instituição já percebeu pontos positivos, redução do uso indiscriminado de medicamentos e o desaparecimento dos mesmos, padronização das prescrições, administração, e armazenamento, junto a segurança oferecida ao paciente, melhoria na organização do serviço e economia.

Principal

Ana Paula Agostinho Alencar

Anapaulaagostinho0@gmail.com

A prática foi aplicada em

Campos Sales

Ceará

Nordeste

Esta prática está vinculada a

RUA JOÃO SEVERO CORTEZ, Nº 939 - CENTRO

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Ideiasus/Conasems

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

06 maio 2024

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
Construção da rede de saúde manauara
Amazonas
Práticas
Organograma Como Dispositivo de Gestão: a Experiência de Mauá
São Paulo
Práticas
Tecendo Redes: a Regulação Como Articuladora da Alta Responsável do Usuário Pós-Covid-19.
Rio de Janeiro
Práticas
1º Audiência Regional de Saúde de Campo: Regionalizar é Preciso – Exercitando a Participação Social e Vencendo os Vazios Assistenciais.
Paraná
Práticas
Apoio Institucional Como Dispositivo para o Fortalecimento das Redes de Atenção À Saúde na 13ª Região de Saúde da Paraíba
Paraíba
Práticas
Gestão Financeira da Saúde na Prática Municipal
Paraná
Práticas
A Regulação do Acesso no Município de Vitória: o Caminho para a Equidade e Integralidade do Cuidado
Espírito Santo
Práticas
Implantação do Fluxo de Investigação de Óbito: Integração Entre Atenção Básica e Vigilância Sanitária
Bahia