Olá,

Visitante

Saúde do Homem: A Atividade Física Mudando A Realidade

A experiência exitosa do município de Ninheira, começou pela percepção que o tema “Saúde do Homem” não era abordado com a real necessidade, principalmente pela falta de políticas públicas voltadas especificamente para essa parcela da população. em 2009 foi instituída a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH) com o objetivo de possibilitar o aumento da expectativa e da qualidade de vida, diminuindo o índice de morbimortalidade por doenças previsíveis e qualificar a saúde da população masculina na perspectiva linha de cuidado que resguardem a integralidade da atenção. (PORTARIA N°1944, 2009). Partindo desse principio e em observação que durante a realização das atividades físicas na Academia da Saúde notava-se uma concentração de homens em torno da praça ou que passavam e ficavam observando a movimentação, veio a ideia de criar um grupo na programação da Academia da Saúde com atividades voltadas exclusivamente para o público masculino.

o projeto SAÚDE Do HOMEM: A ATIVIDADE FÍSICA MUDANDo A REALIDADE, busca promover a melhoria das condições de saúde da população masculina. as atividades são realizadas 02 (duas) vezes na semana, inicialmente o intitulamos de “Grupo de Condicionamento Físico para Homens”. Contamos com um Educador Físico do sexo masculino, o que tornou um facilitador na busca e aceitação de integração do grupo em formação. o espaço utilizado para desenvolvimento das atividades esta sendo a Academia da Saúde de Ninheira. como recurso contamos com o espaço físico da Academia e instrumentos ( colchonetes, pesos,caneleiras, cones, corda,bola , entre outros). como estratégia de divulgação do grupo utilizou o convite direcionado aos maridos/companheiros das mulheres que frequentam a Academia da Saúde e entrega de convites no domicilio pelos Agentes Comunitários de Saúde.

o grupo iniciou o primeiro encontro de forma tímida com um número reduzido de homens, com o passar dos dias já tínhamos um grupo grande formado. A partir desse momento, com a aceitação e pelo ganho de confiança do grupo de homens formado, começamos a introduzir os grupos de saúde dentro da programação das atividades. Os grupos educativos tem freqüência mensal, com a participação de profissionais do NASF e das Unidades Básicas de Saúde que vão até a Academia da Saúde realizar momentos educativos voltadas para a Saúde do Homem. Dessa forma, estamos conseguindo inserir os homens dentro do serviço de saúde, mostramos as possibilidades e sobretudo promovendo saúde e bem estar.Essa experiência vem sendo de grande valia para entendermos a necessidade de saúde da população masculina. Percebemos que encontramos o caminho certo para atingir e aproximar esse grupo da população ao serviço de saúde. É necessário acabar com o estigma que os homens só procuram o serviço de saúde para tratarem de doenças já instaladas , acreditamos que com estratégias como essa apresentada, conseguimos fazer prevenção e promoção da saúde desses indivíduos de forma integral.

Principal

Simone Matos Silva

simonematosjp@bol.com.br

Coautores

Renan Rocha

A prática foi aplicada em

Ninheira

Minas Gerais

Sudeste

Instituição

Rua Irineu Mendes Moutinho, 78, Centro , Ninheira - Minas Gerais

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Janete Alves De Lima

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos