Olá,

Visitante

Sasi – Sistema de Atendimento Á Saúde Bucal Indígena

OBJETIVOS:Apontar os aspectos relativos à atenção a saúde bucal nas comunidades indígenas do município, destacando-se a evolução e os desafios.METODOLOGIA:Uma das primeiras iniciativas do SASI foi constituir a implantação da unidade móvel na aldeia, visando o acesso odontológico, estruturando e qualificando os serviços de saúde bucal e garantindo assistência odontológica integral a estes povos. Os desafios para o atendimento odontológico são diversos, aspectos geográficos, linguísticos e culturais representam dificuldades na atenção à saúde dessa população. É importante que o profissional adquira competência cultura, transcendendo os limites de um módulo assistencialista com foco no indivíduo, privilegiando a prevenção om o olha voltado a coletividade, respeitando e valorizando os aspectos sociais e culturais dos povos indígenas.

SASI é um programa criado pela odontologia junto a Secretaria de Saúde de Maricá com a finalidade de realizar uma promoção de saúde bucal indígena enfatizando a execução de ações educativas, preventivas e reabilitadora aliada á manutenção das práticas tradicionais e respeito à sua cultura.

Concluímos que os profissionais dentistas devem se preocupar no auxilio e orientação, através da conversa e organização com o indígena sobre uma higienização correta e um tratamento de qualidade.

Principal

Suany Marins, Ramon Freitas E Juliana Faísca.

alineafr52@gmail.com

A prática foi aplicada em

Maricá

Rio de Janeiro

Sudeste

Instituição

Av. Roberto Silveira, 43

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Aline Pizão

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos