- Gestão de Serviços e Sistemas de Saúde
JULIANA BRAZÃO
- 12 set 2024
Amapá
No dia 25 de outubro, as 9h da manhã, no parque ecológico (área verde), a Secretaria de Saúde de Pedras de Fogo-PB realizou uma ação de promoção e prevenção em saúde bucal para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), entre 4 a 17 anos, que participam do Centro de Inclusão e Apoio a Criança com Deficiência (CIACD) do município de pedras de fogo.No dia foram realizadas as seguintes ações
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma disfunção neuropsiquiátrica que se desenvolve na infância precoce. As alterações comportamentais fazem parte dos padrões estereotipados das crianças com esse diagnóstico, que dificulta na realização de consultas e procedimentos odontológicos na rede ambulatorial.Crianças com TEA tendem a apresentar alta prevalência de cárie e doenças periodontais, devido a uma dieta cariogênica associada a má higiene bucal causada pela falta de cooperativismo durante a higienização. Outros pontos relevantes são a dificuldade de realização de procedimentos clínicos odontológicas e a negligência familiar em relação a saúde bucal que por muitas vezes é posta em segundo plano em função das inúmeras preocupações relacionadas à doença. Tais fatores tendem a causar um ambiente bucal propício a lesões cariosas, causando dor e diminuindo a qualidade de vida dessas criançasDevido a essas barreiras impostas no TEA, foi realizado um programa de promoção e prevenção em saúde bucal para as crianças do Centro de Inclusão e Apoio a Criança com Deficiência . Inovando na abordagem e no acolhimento desses pacientes acerca de temas como: dietas não cariogênicas, higienização bucal e desmistificação do medo do dentista, dessa forma, inserindo a criança no mundo da odontologia preventiva e clínica, como também orientando aos pais sobre importância da saúde bucal no mundo do autismo. As ações ocorreram nos dias 25/11 e 21/12/21 e 08/04/22.
A inclusão da criança com deficiência ao mundo da odontologia preventiva é extremamente importante para a consolidação de uma saúde bucal coletiva de qualidade. A resolutividade clínica odontológica só é necessária quando há uma falha na higienização bucal e hábitos alimentares, quando focamos em ações de promoção e prevenção para esse público, os hábitos mudam e o feedback é positivo como mostra os resultados da tabela.Faz-se necessário a inclusão dessas ações no contexto de saúde multidisciplinar da criança autista periodicamente, a cada 4 meses, para a criança se acostumar com os profissionais e construir um vínculo com a odontologia.Por isso, é importante a instauração de programas relacionados a Saúde Bucal para Crianças com diagnóstico de Autismo. Com a instauração e realização desses projetos, a criança com TEA passa a apresentar uma melhor qualidade de vida, menos medo de dentista e menor prevalência de cáries.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO