Olá,

Visitante

Promoção e Prevenção em Saúde Bucal para Crianças com Tea (Transtorno do Espectro Autista)

No dia 25 de outubro, as 9h da manhã, no parque ecológico (área verde), a Secretaria de Saúde de Pedras de Fogo-PB realizou uma ação de promoção e prevenção em saúde bucal para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), entre 4 a 17 anos, que participam do Centro de Inclusão e Apoio a Criança com Deficiência (CIACD) do município de pedras de fogo.No dia foram realizadas as seguintes ações

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma disfunção neuropsiquiátrica que se desenvolve na infância precoce. As alterações comportamentais fazem parte dos padrões estereotipados das crianças com esse diagnóstico, que dificulta na realização de consultas e procedimentos odontológicos na rede ambulatorial.Crianças com TEA tendem a apresentar alta prevalência de cárie e doenças periodontais, devido a uma dieta cariogênica associada a má higiene bucal causada pela falta de cooperativismo durante a higienização. Outros pontos relevantes são a dificuldade de realização de procedimentos clínicos odontológicas e a negligência familiar em relação a saúde bucal que por muitas vezes é posta em segundo plano em função das inúmeras preocupações relacionadas à doença. Tais fatores tendem a causar um ambiente bucal propício a lesões cariosas, causando dor e diminuindo a qualidade de vida dessas criançasDevido a essas barreiras impostas no TEA, foi realizado um programa de promoção e prevenção em saúde bucal para as crianças do Centro de Inclusão e Apoio a Criança com Deficiência . Inovando na abordagem e no acolhimento desses pacientes acerca de temas como: dietas não cariogênicas, higienização bucal e desmistificação do medo do dentista, dessa forma, inserindo a criança no mundo da odontologia preventiva e clínica, como também orientando aos pais sobre importância da saúde bucal no mundo do autismo. As ações ocorreram nos dias 25/11 e 21/12/21 e 08/04/22.

A inclusão da criança com deficiência ao mundo da odontologia preventiva é extremamente importante para a consolidação de uma saúde bucal coletiva de qualidade. A resolutividade clínica odontológica só é necessária quando há uma falha na higienização bucal e hábitos alimentares, quando focamos em ações de promoção e prevenção para esse público, os hábitos mudam e o feedback é positivo como mostra os resultados da tabela.Faz-se necessário a inclusão dessas ações no contexto de saúde multidisciplinar da criança autista periodicamente, a cada 4 meses, para a criança se acostumar com os profissionais e construir um vínculo com a odontologia.Por isso, é importante a instauração de programas relacionados a Saúde Bucal para Crianças com diagnóstico de Autismo. Com a instauração e realização desses projetos, a criança com TEA passa a apresentar uma melhor qualidade de vida, menos medo de dentista e menor prevalência de cáries.

Principal

Edinaldo Rodrigues Chaves Neto

coordenacaosaudebucalpf@gmail.com

A prática foi aplicada em

Pedras de Fogo

Paraíba

Nordeste

Instituição

Rua Dr Manoel Alves, 140.

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Edinaldo Rodrigues Chaves Neto

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

06 mar 2018

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Ações intersetoriais: integrando estratégias no combate às arboviroses na cidade de Belém do Brejo da Cruz (PB)
Paraíba
Práticas
Re(h)abilitando a interdisciplinaridade e o cuidado na atenção primária à saúde
Paraíba
Práticas
A (in) visibilidade de quem está em situação de rua: caminhos possíveis para cuidado em saúde
Paraíba
Práticas
Do ambulatório LGBTQIAPNB+ ao Café com Diversidade: garantindo acesso e fortalecimento de vínculos
Paraíba
Práticas
Fato ou fake: utilizando a força da internet no combate a fake news sobre vacinação em Esperança – PB.
Paraíba
Práticas
Projeto saúde na feira: ampliando o acesso de serviços de saúde no município de Ingá.
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Promoção da saúde mental dos trabalhadores da estratégia de saúde da família: cuidando do cuidador.
Paraíba