Olá,

Visitante

Promoção de Saúde e Prevenção de Quedas Aos Moradores do Asilo São Vicente de Paulo

FINALIDADE DA EXPERIÊNCIA: Promover o envelhecimento saudável na população idosa, frequentadora do Asilo de Porto Murtinho/MS, melhorando o acolhimento a esse público nos serviços de saúde, diminuir o sedentarismo e os seus malefícios nos idosos moradores dessa ILP, bem como melhorar a condição de saúde dos mesmos e a assistência em saúde.DINÂMICA E ESTRATÉGIAS DOS PROCEDIMENTOS USADOS: A fisioterapia atua no local três vezes por semana, antes e após as atividades verificamos a PA dos participantes. Os idosos mais fragilizados recebem atendimento individual onde realizam atividades motoras ativas ou assistidas quando necessário. Os mais ativos realizam exercícios em grupo para coordenação motora, equilíbrio, ganho de ADM e FM, e participam da oficina de prevenção de quedas. Nessas oficinas existem os exercícios específicos e também realizamos dinâmicas (brincadeiras, canto, dança). A sala de fisioterapia conta com equipamentos como: esteira, bicicleta ergométrica, plataforma vibratória, tablado, barra paralela, escada de canto, bolas, bastões, pesos, elásticos, aparelho de inalação, incentivadores respiratórios e de higiene brônquica, cama elástica, aparelhos de US e Correntes de fortalecimento muscular e analgesia.INDICADORES, VARIÁVEIS E COLETA DE DADOS: Foi observado e analisado o índice de quedas

A população idosa vem crescendo cada vez mais no Brasil e no mundo, conforme várias pesquisas realizadas, portanto há de se pensar cada vez mais em políticas de saúde que promovam saúde e previnam doenças nessa população, pensando nisso foi feito esse projeto de intervenção para o município de Porto Murtinho/MS que ainda não realizava nenhuma política de saúde voltada especificamente para a terceira idade. Esse trabalho teve início efetivo em Maio de 2013. A primeira idéia de trabalharmos diretamente com os idosos dessa Instituição de Longa Permanência veio do administrador do asilo, que verificou a ociosidade dos idosos moradores do local e buscou ajuda no setor de fisioterapia do município, localizado na ESF central, mesma área de cobertura da região do asilo. O asilo já contava com uma ótima estrutura para implantação desse serviço, possuía uma sala de fisioterapia muito bem equipada para essa finalidade, foi realizada então uma parceria com o município que cedeu o profissional fisioterapeuta para atuar no projeto, bem como se responsabilizou por todos os insumos necessários para manutenção dessa sala. Primeiramente os idosos passaram por avaliação médica, através de visita domiciliar, e esses idosos foram encaminhados ao setor de fisioterapia do asilo, conforme a necessidade, alguns para tratamentos de alergias crônicas, outros por fratura de fêmur, por pneumonias, seqüelas de AVE, ou simplesmente para melhorar ou prevenir os sintomas da senilidade como perda de ADM e de FM. Durante a avaliação desses pacientes encaminhados a fisioterapia que surgiu a idéia da oficina de prevenção de quedas e a de orientação de cuidados aos idosos para os funcionários do asilo. Também após o início dessa intervenção, os idosos recebem semanalmente a visita do ACS da área que leva as demandas a ESF, assim como a fisioterapeuta também as leva quando necessário. Atualmente o asilo possui 12 moradores na faixa etária dos 57 aos 95 anos, que se beneficiam com esse projeto.

Desse trabalho surgiu a idéia de implantarmos uma oficina de prevenção de quedas no Centro de Convivência de Idosos do município de Porto Murtinho que teve inicio em Julho de 2014, mais de 150 idosos freqüentam o local, e agora surge a vontade de estender o projeto as ESF’s para podermos atingir cada vez mais idosos e melhorar a qualidade de vida dos mesmos. O impacto dessa atividade refletirá diretamente nos serviços de saúde, com diminuição de internações por fratura de colo de fêmur principalmente, por hipertensão, diabetes, AVE’s, enfim, doenças que surgem mais comumente devido ao sedentarismo.O trabalho de melhoria para a saúde dos nossos idosos está apenas no inicío, mas já obtivemos bons resultados, pois os idosos sentem-se hoje mais ativos e saudáveis, e melhores assistidos pelos serviços de saúde do município de Porto Murtinho/MS.

Principal

Andréa Godoy Pereira

A prática foi aplicada em

Porto Murtinho

Mato Grosso do Sul

Centro-Oeste

Instituição

Rua Dr Corrêa, 396

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Andréa Godoy Pereira

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
ADESÃO DAS GESTANTES AO PRÉ-NATAL ODONTOLÓGICO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Paraíba
Práticas
A PRÁTICA DE PRIMEIROS SOCORROS NO CONTEXTO DE UM CURSO TÉCNICO PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
Paraíba
Práticas
Programa Bolsa Família: processo formativo para profissionais da atenção primária
Paraíba
Práticas
Humanização na prática do cateterismo vesical de demora na atenção básica.
Paraíba
Práticas
Metodologias ativas no processo de atualização de profissionais de saúde: relato de experiência.
Paraíba
Práticas
Incluir e apreender: parceria entre saúde e educação no acompanhamento multidisciplinar
Paraíba
Práticas
V amostra Paraíba, aqui tem SUS
Paraíba
Práticas
Autonomia reprodutiva: empoderamento de mulheres em vulnerabilidade através da inserção do DIU
Paraíba