Olá,

Visitante

Projeto “Sorrindo no Ônibus”

A Secretaria Municipal de Saúde de Pelotas/RS lançou no ano de 2012, uma forma coletiva inédita de educação em saúde.O projeto, batizado de “Sorrindo no Ônibus”, consiste na fixação de adesivos em recorte de sorriso, no tamanho 40x30cm, no interior das janelas laterais superiores dos 180 ônibus do transporte público da cidade de Pelotas/RS, tendo como público alvo os seus aproximados 100 mil usuários/dia. Cada veículo foi contemplado com quatro informações diferentes do total de 16 conteúdos abordados na primeira edição.Os adesivos são diferenciados pela cor, e todos os adesivos contêm imagens, fotos ou desenhos, que facilitam a comunicação visual e a associação dos casos com problemas próprios, de familiares ou pessoas de seu convívio. Para instigar a curiosidade do leitor utilizou-se de forma padronizada o slogan “Você sabia que…” sucedido de uma frase interrogativa introduzindo o assunto. Logo após, informações complementares resumidas foram disponibilizadas. Os assuntos abordados incluíram a importância do flúor, halitose, câncer de boca, uso do fio dental, gengivite, escova adequada, sensibilidade dental, entre outros.O projeto foi substituído pela segunda edição no ano de 2014, que aborda informações da área de nutrição/dieta, trabalhando a saúde bucal como tema transversal.

Comunicação visual e a associação dos casos com problemas próprios, de familiares ou pessoas de seu convívio.De acordo com as características da cidade, os usuários do transporte público são as pessoas menos favorecidas socialmente e justamente as mais carentes de informações em saúde. O tempo ocioso que o usuário passa diariamente no ônibus se reflete em exposição prolongada e repetida às informações veiculadas, aspectos que reforçam a escolha do meio.

Como perspectiva futura pretende-se instalar monitores no interior dos ônibus possibilitando ampliar e diversificar as ações educativas e servir como instrumento de estímulo ao autocuidado e co-responsabilização pela saúde de uma parcela significativa de indivíduos.

Principal

Leandro Leitzke Thurow, Mariane Baltassare Laroque, Jean Wegner Machado, Eduardo Dickie de Castilhos, Tania Izabel Bighetti

saudebucal_pelotas@yahoo.com.br

A prática foi aplicada em

Pelotas

Rio Grande do Sul

Sul

Esta prática está vinculada a

Instituição

RUA LOBO DA COSTA - CENTRO

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Leandro Leitzke Thurow, Mariane Baltassare Laroque, Jean Wegner Machado, Eduardo Dickie de Castilhos, Tania Izabel Bighetti

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

01 jan 2020

e atualizada em

08 abr 2024

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
Acôes de promoção e prevenção a saúde integradas, com outras vigilâncias, equipe multidisciplinar e APS para trabalhadores e trabalhadoras, realizadas no lde trabalho, das empresas privadas parceiras do municipio de João Câmara, RN
Rio Grande do Norte
Práticas
Pode ser lindo aprender no SUS: uma proposta para o acolhimento dos futuros trabalhadores da saúde
Rio de Janeiro
Práticas
Mas eu não consigo doutor – Grupos dialógicos para a APS – Juntos nós podemos
Rio de Janeiro
Práticas
Novos horizontes para a educação permanente em saúde: alcançando as necessidades do SUS
Rio de Janeiro
Práticas
Informação em saúde preventiva nos meios de comunicação
Tocantins
Práticas
Estágio na comunidade: ações de educação em saúde realizadas na comunidade Vale da Cachoeira no municipio de Palmas (TO)
Tocantins
Práticas
Impactos da formação de trabalhadores sobre práticas relativas ao uso racional de medicamentos: experiência no contexto do Plano Regional de Educação Permanente em Saúde (Pareps)
São Paulo
Práticas
Projeto master chefinho
São Paulo
Práticas
Apoio técnico no SUS: criando oportunidades para a consolidação do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino Saúde (COAPES)
São Paulo
Práticas
Ação educativa para serviços ambulantes de alimentação no município de Campinas
São Paulo