Olá,

Visitante

Programa Mamãe Vassourense Como Política Pública de Incentivo À Saúde Materno-Infantil

O Programa Mamãe Vassourense é um programa municipal idealizado e implantado pela Secretaria Municipal de Saúde de Vassouras que visa oferecer apoio às mamães vassourenses oferecendo atenção integral à saúde às gestantes usuárias do SUS e aos seus bebês , garantindo a eles um desenvolvimento saudável e harmonioso durante os primeiros anos de vida. Como forma de incentivo à adesão ao programa pelas gestantes, o mesmo oferece um KIT Maternidade com os itens essências para os primeiros cuidados com o RN para aquelas gestantes que cumprirem toda a agenda de pré-natal oferecida pelo município. Funciona através da adesão da gestante na primeira consulta após confirmação da gravidez através da assinatura do Termo de Adesão no qual está explícito os critérios para recebimento do kit e a Rede de Saúde oferta os serviços elencados a saber: realização de , no mínimo, 08 consultas de pré-natal

A atenção à saúde materno-infantil configura-se prioridade nas agendas de saúde nas três esferas de governo e o sucesso das ações e serviços voltados para este público reflete como indicador da qualidade da saúde do município, estado e nação. Cabe ressaltar que para efetividade destas ações é necessária ampla adesão da gestante e família, porém, muitas usuárias não aderem aos cuidados materno-infantil refletindo em absenteísmo nas consultas de pré-natal, na avaliação de saúde bucal, realização de exames, atividades educativas , vacinação, dentre outras impactando negativamente em sua saúde e do seu filho. Portanto, de forma a reverter este quadro no município de Vassouras/RJ foi realizada a iniciativa do Programa Mamãe Vassourense que é um programa municipal idealizado e implantado pela Secretaria Municipal de Saúde de Vassouras que visa oferecer apoio às mamães vassourenses oferecendo atenção integral à saúde às gestantes usuárias do SUS e aos seus bebês , garantindo a eles um desenvolvimento saudável e harmonioso durante os primeiros anos de vida. Como forma de incentivo à adesão ao programa pelas gestantes, o mesmo oferece um KIT Maternidade com os itens essências para os primeiros cuidados com o RN para aquelas gestantes que cumprirem toda a agenda de pré-natal oferecida pelo município. O Programa foi lançado em 29 de Setembro de 2021 e atualmente já entregou 17 kits o que representa o pleno cumprimento do pré-natal das mamães vassourenses que receberam os kits.

O Programa visa o aumento da adesão das gestantes nas atividades e serviços preconizados para a realização de pré-natal e os cuidados com a criança na primeira infância. É necessária avaliar a aplicabilidade do Programa de acordo com a realidade no município no que tange à gestão de saúde e características socio-economicas da população.

Principal

Raiane Furtado Pereira de Carvalho

atencaobasicavrj@gmail.com

A prática foi aplicada em

Paraíba

Nordeste

Instituição

Vassouras

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Raiane Furtado Pereira de Carvalho

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Imuniza Barcarena: o caminho para a reconquista da cobertura vacinal
Pará
Práticas
Vacina também é coisa de gente grande
Piauí
Práticas
Como aumentar as coberturas vacinais com o Programa Protege Paranaíta?
Mato Grosso
Práticas
Atenção compartilhada em imunização: estratégias para o alcance de altas coberturas vacinais no município de Pato Branco (PR)
Paraná
Práticas
Uma nova roupagem para uma velha ferramenta: PSE enquanto fortalecedor das ações de imunizações
Rio de Janeiro
Práticas
Ações de fortalecimento do Programa de Imunização para aumento de cobertura vacinal no município de Buritis (RO)
Rondônia
Práticas
Imunizar para salvar: fragilidades e potencialidades no Programa de Imunização de Quixadá
Ceará
Práticas
União multissetorial para aumento das coberturas vacinais em menores de 15 Anos, Ipameri(GO)
Goiás
Práticas
Descentralização da imunização no município de Marialva(PR)
Paraná