Olá,

Visitante

Por Novas Perspectivas de Cuidado

Dessa forma, no decorrer de 2015 e 2016 foram inseridas, através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), atividades de práticas corporais, bioenergética, biodanza, além de oficinas sobre a cultura da alimentação viva e orgânica. Os principais atores envolvidos foram os profissionais e comunidade que participavam dos grupos desenvolvidos pelo Nasf, a saber: Grupo de Práticas Corporais da Comunidade do Genipapo e Paulista, Grupo de Mulheres da Água Branca, Grupo de Saúde Mental e o Grupo de Saúde do Trabalhador da Atenção Básica. Vale salientar que, as atividades foram desenvolvidas no decorrer do ano de 2015 e continuam em 2016.

O Sistema Único de Saúde (SUS) possui em sua base fundamental os princípios e diretrizes da integralidade, equidade, universalidade e participação social. Nesse sentido, pensar novas perspectivas de cuidado que garantam a integralidade e a humanização do cuidado, fortalecem os princípios fundamentais do SUS. O município de Saúde, localizado na Região Centro-Norte do Estado da Bahia, entendeu que novas estratégias de cuidado podem ser potencializadas através da inserção das Práticas Integrativas e Complementares (PIC) no SUS, dando ênfase na atenção básica.

Diante de todas as atividades realizadas e diálogo estabelecido com a comunidade e trabalhadores da atenção básica, pactuo-se a realização da Mobilização Municipal em comemoração aos 10 anos da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC), a ser realizada no dia 06 de maio de 2016. Na oportunidade, destacamos como desdobramentos a realização do Dia D de Práticas Corporais no SUS realizado em 06 de abril de 2016 e em comemoração ao Dia Mundial da Saúde. Como perspectivas, esperamos a implementação da PNPIC no âmbito do SUS municipal, com o objetivo de ofertar o cuidado complementar e corroborar para a efetivação do SUS.

Principal

Sandra Castro dos Santos

theoucunha@gmail.com

A prática foi aplicada em

Saúde

Bahia

Nordeste

Instituição

R. Rui Barbosa, 155

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Sandra Castro dos Santos

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Detecção Precoce do Câncer de Boca – Relato de Experiência no Município de Vassouras
Rio de Janeiro
Práticas
A Experiência do Programa Consultório na Rua no Município de Maricá
Rio de Janeiro
Práticas
Ambulatório de Follow Up: aolhimento, humanização e cuidado qualificado aos bebês de risco do município de Rio das Ostras
Rio de Janeiro
Práticas
A Atuação das Redes de Atenção À Saúde da Família em Volta Redonda-Rj: Relato de Experiência.
Paraíba
Práticas
“A Utilização da Cartografia Como Método para Diagnósticos de Territórios com Concentração de População em Situação de Rua: a Experiência do Consultório na Rua de Niterói”
Rio de Janeiro
Práticas
Melhoria no Acesso
Rio de Janeiro
Práticas
Facilitando o Acesso
Pernambuco
Práticas
Elaboração do “Livro de Receitas Regionalizado” Adaptado ao Grupo de Diabéticos do Cruzeiro Novo – Distrito Federal
Distrito Federal
Práticas
Sasi – Sistema de Atendimento Á Saúde Bucal Indígena
Rio de Janeiro
Práticas
Hipertensão e Diabetes – Equipe Multidisciplinar para Redução de Agravos e Cuidado Diferenciado
Rio de Janeiro