Olá,

Visitante

Planejamento intrasetorial na melhoria e qualidade da gestão do SUS: um relato de experiência na Central de Regulação do SUS no município de Tianguá (CE)

Reorganizar o processo de trabalho da CRESUS, com foco no planejamento intrasetorial Implantar um sistema de Informação específico para regular os procedimentos de saúde da rede municipal Estimular a gestão participativa. ESTRATÉGIAS DE AÇÃO: Partindo desse referencial o GT a coordenadora do Serviço e a gestão realizaram as atividades: levantamento das demandas reprimidas aquisição de equipamentos (telefone, impressora, televisão) contratação de Recursos Humanos (1 Assistente Social e 2 videofonistas) melhoria das instalações físicas (limpeza e pintura) implantação do SISREM Sistema de Regulação Municipal, objetivando organizar e facilitar o acesso aos serviços ofertados na rede local treinamento do SISREM, bem como, sobre a PPI, Sistema de Regulação e Humanização da Atenção disponibilização do Cartão SUS, na sede da CRESUS e organização da ambiência, definindo áreas de atendimento à clientela de serviços ofertados na rede municipal e fora do município (Macro Sobral e Fortaleza), área de acolhimento. RESULTADOS OBTIDOS: Observou-se que o SISREM contribuiu para uma melhor análise de oferta rede municipal, reduzindo a burocracia e otimizando o tempo de espera do usuário a ambiência adequada proporcionou satisfação do trabalhador e humanização no atendimento os usuários foram prontamente atendidos com o cartão SUS os profissionais das ESF compreendeu o trabalho da CRESUS, tornando-se colaboradores do serviço houve uma redução brusca de usuários na Secretaria de Saúde para resolver situações pertinentes a CRESUS. Com esses resultados percebeu-se a reorganização do serviço e melhoria no nível de satisfação dos usuários e profissionais envolvidos no processo. Assim entendemos que o planejamento exige a ousadia de visualizar uma gestão de qualidade para os usuários do SUS.

O processo de Planejamento no Sistema Único de Saúde – SUS é uma ferramenta de gestão que promove o desenvolvimento institucional. No processo de planejamento a Central de Regulação – CRESUS constitui-se como um instrumento gerencial que permite responder adequadamente as necessidades de saúde da população. A CRESUS em Tianguá está inserida na Secretaria Municipal de Saúde, por se tratar de um grande equipamento de saúde onde se viabiliza o acesso aos serviços de saúde do SUS. Dessa forma, a partir de reuniões técnicas o Grupo de Trabalho GT percebeu a necessidade de reorganizar a CRESUS dentro de um processo de planejamento, para que se torne de fato um serviço de qualidade.

O GT iniciou uma avaliação interna do serviço, onde foram detectadas as seguintes questões_ frequentes queixas e insatisfação dos usuários Programação Pactuada e Integrada – PPI desatualizada insuficiência de equipamentos e recursos humanos ambiência desconfortável para os servidores e usuários, falta de integração entre a CRESUS e a Estratégia Saúde da Família – ESF. A partir dessa realidade o GT percebeu o quanto o serviço da CRESUS precisa está organizado, garantindo a melhoria da acessibilidade e qualificação da gestão_

Principal

Valdene Vasconcelos Cunha

A prática foi aplicada em

Tianguá

Ceará

Nordeste

Esta prática está vinculada a

AV. MOISÉS MOITA, Nº 785 - PLANALTO

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Valdene Vasconcelos Cunha

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

08 jan 2019

e atualizada em

12 maio 2024

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Conselho itinerante:fortalecendo o controle social em Junco do Serido-PB
Paraíba
Práticas
Oficina de Culinária Afeto e Sabor
Paraíba
Práticas
Aproximando a Comunidade com a Gestão da Atenção Primária em Saúde
Rio de Janeiro
Práticas
Gestão Estratégica e Participativa no SUS: Implantando Novas Instâncias Deliberativas no Município Paulo Jacinto – Al
Alagoas
Práticas
Importância da Conferência Municipal de Saúde para o Fortalecimento da Participação da Comunidade na Defesa do SUS.
Paraíba
Práticas
Participação Popular na Estratégia Saúde da Família em Petrópolis-Rj
Rio de Janeiro
Práticas
Roda de Conversa com As Famílias: Cuidando de Quem Cuida
Rio de Janeiro
Práticas
Implantação de Colegiado Gestor nas Unidades de Saude da Família de Japeri-Rj
Rio de Janeiro
Práticas
Controle Social e Saúde do Trabalhador: a Experiência Regional do Conselho Gestor do Cerest- Pólo Duque de Caxias – Rj
Rio de Janeiro
Práticas
A Experiência do 1º Curso de Capacitação para Conselheiros de Saúde e Membros das Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador (Cists) Sobre a Temática da Saúde do Trabalhador do Cerest- Pólo Duqu
Rio de Janeiro