Olá,

Visitante

Planejamento intrasetorial na melhoria e qualidade da gestão do SUS: um relato de experiência na Central de Regulação do SUS no município de Tianguá (CE)

Reorganizar o processo de trabalho da CRESUS, com foco no planejamento intrasetorial Implantar um sistema de Informação específico para regular os procedimentos de saúde da rede municipal Estimular a gestão participativa. ESTRATÉGIAS DE AÇÃO: Partindo desse referencial o GT a coordenadora do Serviço e a gestão realizaram as atividades: levantamento das demandas reprimidas aquisição de equipamentos (telefone, impressora, televisão) contratação de Recursos Humanos (1 Assistente Social e 2 videofonistas) melhoria das instalações físicas (limpeza e pintura) implantação do SISREM Sistema de Regulação Municipal, objetivando organizar e facilitar o acesso aos serviços ofertados na rede local treinamento do SISREM, bem como, sobre a PPI, Sistema de Regulação e Humanização da Atenção disponibilização do Cartão SUS, na sede da CRESUS e organização da ambiência, definindo áreas de atendimento à clientela de serviços ofertados na rede municipal e fora do município (Macro Sobral e Fortaleza), área de acolhimento. RESULTADOS OBTIDOS: Observou-se que o SISREM contribuiu para uma melhor análise de oferta rede municipal, reduzindo a burocracia e otimizando o tempo de espera do usuário a ambiência adequada proporcionou satisfação do trabalhador e humanização no atendimento os usuários foram prontamente atendidos com o cartão SUS os profissionais das ESF compreendeu o trabalho da CRESUS, tornando-se colaboradores do serviço houve uma redução brusca de usuários na Secretaria de Saúde para resolver situações pertinentes a CRESUS. Com esses resultados percebeu-se a reorganização do serviço e melhoria no nível de satisfação dos usuários e profissionais envolvidos no processo. Assim entendemos que o planejamento exige a ousadia de visualizar uma gestão de qualidade para os usuários do SUS.

O processo de Planejamento no Sistema Único de Saúde – SUS é uma ferramenta de gestão que promove o desenvolvimento institucional. No processo de planejamento a Central de Regulação – CRESUS constitui-se como um instrumento gerencial que permite responder adequadamente as necessidades de saúde da população. A CRESUS em Tianguá está inserida na Secretaria Municipal de Saúde, por se tratar de um grande equipamento de saúde onde se viabiliza o acesso aos serviços de saúde do SUS. Dessa forma, a partir de reuniões técnicas o Grupo de Trabalho GT percebeu a necessidade de reorganizar a CRESUS dentro de um processo de planejamento, para que se torne de fato um serviço de qualidade.

O GT iniciou uma avaliação interna do serviço, onde foram detectadas as seguintes questões_ frequentes queixas e insatisfação dos usuários Programação Pactuada e Integrada – PPI desatualizada insuficiência de equipamentos e recursos humanos ambiência desconfortável para os servidores e usuários, falta de integração entre a CRESUS e a Estratégia Saúde da Família – ESF. A partir dessa realidade o GT percebeu o quanto o serviço da CRESUS precisa está organizado, garantindo a melhoria da acessibilidade e qualificação da gestão_

Principal

Valdene Vasconcelos Cunha

A prática foi aplicada em

Tianguá

Ceará

Nordeste

Esta prática está vinculada a

AV. MOISÉS MOITA, Nº 785 - PLANALTO

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Valdene Vasconcelos Cunha

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

08 jan 2019

e atualizada em

12 maio 2024

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
Conselho itinerante:fortalecendo o controle social em Junco do Serido-PB
Paraíba
Práticas
Controle social ativo na construção do plano municipal de saúde em Mafra (SC)
Santa Catarina
Práticas
Implantação dos conselhos locais de saúde no município de Jacinto
Minas Gerais
Práticas
Programa municipal de vigilância: prevenção e controle de zoonoses
Maranhão
Práticas
Oficina de Culinária Afeto e Sabor
Paraíba
Práticas
Aproximando a Comunidade com a Gestão da Atenção Primária em Saúde
Rio de Janeiro
Práticas
Importância da Conferência Municipal de Saúde para o Fortalecimento da Participação da Comunidade na Defesa do SUS.
Paraíba
Práticas
Participação Popular na Estratégia Saúde da Família em Petrópolis-Rj
Rio de Janeiro
Práticas
Roda de Conversa com As Famílias: Cuidando de Quem Cuida
Rio de Janeiro
Práticas
Implantação de Colegiado Gestor nas Unidades de Saude da Família de Japeri-Rj
Rio de Janeiro