Olá,

Visitante

Parar de Fumar – em Que o SUS Pode Ajudar? Relato do Programa Municipal de Controle do Tabagismo em Quissamã/Rj

O tabagismo é um fator de risco relevante para as doenças crônicas não transmissíveis e é responsável pela segunda causa de morte no mundo, segundo a OMS. O Programa Municipal de Controle de Tabagismo foi descentralizado, em 2018, para 50% das unidades básicas de saúde e incrementado com a inserção de acupuntura, auriculoterapia, florais e meditação. Tem como objetivo: reduzir a morbimortalidade relacionada ao consumo dos derivados do tabaco

A centralização do Programa Municipal dificultava o acesso aos usuários de tabaco, especialmente, os moradores das localidades rurais e distantes. Outro problema detectado nos usuários cadastrados é a dificuldade na manutenção da abstinência da cessação do tabaco com o tratamento convencional. Desta forma, a descentralização do tratamento para inicialmente 50% das unidades e a oferta de praticas integrativas vem complementar opções terapêuticas para os tabagistas.

A reorganização do processo de trabalho com a descentralização e a inserção de práticas integrativas, em 2018, garantiu o acesso e o cuidado em saúde para um maior número de fumantes desejosos em parar de fumar, mas nem todos que se engajaram no Programa tiveram êxito, o que é esperado estatisticamente. No entanto, a equipe se coloca disponível para acolher as recaídas e para ações de prevenção com os jovens.

Principal

Sheila Maria dos Santos Batistadelba Machado Barroselizabeth Cabreiraisabel Aparecida Alves

sheilasbatista@gmail.com

A prática foi aplicada em

Contagem

Minas Gerais

Sudeste

Instituição

Quissamã

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Sheila Maria dos Santos Batista

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

03 jan 2020

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Meditação Como Pratica Integrativa e Complementar em Saúde Aos Estudantes da Ufj. Projeto de Pesquisa e Extensão
Goiás
Práticas
Protocolo de Retirada Gradual dos Inibidores da Bomba de Prótons (Omeprazol) Através do Uso de Maytenus Ilicifolia M. Ex R. (Espinheira-Santa)
Santa Catarina
Práticas
Registro de Espécies Medicinais do Horto Medicinal do Programa Farmácia Viva no Site Splink.Org Como Garantia de Qualidade e Rastreabilidade, São Bento do Sul, Sc.
Santa Catarina
Práticas
Processo de Instituição da Lei Nº4064 de 08 de Maio de 2019 Que Cria o Programa de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde no Município de São Bento do Sul, Sc.
Santa Catarina
Práticas
Centro Municipal de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Cempics): Referência em Práticas Integrativas no SUS de São Bento do Sul, Sc.
Amazonas
Práticas
Estruturação do Laboratório de Produção de Droga Vegetal do Programa Farmácia Viva de São Bento do Sul, Sc.
Santa Catarina
Práticas
Impacto da Lei Municipal de Práticas Integrativas e Complementares no Número de Atendimentos com Pics em São Bento do Sul, Sc.
Santa Catarina
Práticas
A Terapia Comunitária Integrativa no Enfrentamento À Pandemia: uma Rede on-Line de Apoio Solidário.
Rio de Janeiro
Práticas
Fortalecimento das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde no Municipio de Guarulhos: Danças Circulares Como Estrátegia de Promoção À Saude.
Práticas
Lian Gong (Série Anterior) – Esf Moinhos Promovendo Saúde!
Rio Grande do Sul