Olá,

Visitante

Parar de Fumar – em Que o SUS Pode Ajudar? Relato do Programa Municipal de Controle do Tabagismo em Quissamã/Rj

O tabagismo é um fator de risco relevante para as doenças crônicas não transmissíveis e é responsável pela segunda causa de morte no mundo, segundo a OMS. O Programa Municipal de Controle de Tabagismo foi descentralizado, em 2018, para 50% das unidades básicas de saúde e incrementado com a inserção de acupuntura, auriculoterapia, florais e meditação. Tem como objetivo: reduzir a morbimortalidade relacionada ao consumo dos derivados do tabaco

A centralização do Programa Municipal dificultava o acesso aos usuários de tabaco, especialmente, os moradores das localidades rurais e distantes. Outro problema detectado nos usuários cadastrados é a dificuldade na manutenção da abstinência da cessação do tabaco com o tratamento convencional. Desta forma, a descentralização do tratamento para inicialmente 50% das unidades e a oferta de praticas integrativas vem complementar opções terapêuticas para os tabagistas.

A reorganização do processo de trabalho com a descentralização e a inserção de práticas integrativas, em 2018, garantiu o acesso e o cuidado em saúde para um maior número de fumantes desejosos em parar de fumar, mas nem todos que se engajaram no Programa tiveram êxito, o que é esperado estatisticamente. No entanto, a equipe se coloca disponível para acolher as recaídas e para ações de prevenção com os jovens.

Principal

Sheila Maria dos Santos Batistadelba Machado Barroselizabeth Cabreiraisabel Aparecida Alves

sheilasbatista@gmail.com

A prática foi aplicada em

Contagem

Minas Gerais

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Instituição

Quissamã

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Sheila Maria dos Santos Batista

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

03 jan 2020

e atualizada em

14 set 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Grupo de Auriculoterapia – Saúde Mental na APS
São Paulo