Olá,

Visitante

Pais Como Co-Terapeuta das Crianças Assistidas no Programa de Atenção a Saúde Mental – Paps

A presente oficina é coordenada pela psicóloga do PAPS, onde a estrutura de cada uma das sessões foi organizada em três etapas: na primeira eram verificadas e discutidas as tarefas propostas e realizadas pelos pais na semana anterior. Queixas de dúvidas, dificuldades, falhas e referências a sucessos eram analisadas pelo grupo, com mediação do terapeuta. Na segunda, apresentava-se o passo da sessão conforme a seqüência pré-estabelecida, incentivando-se os pais a relatarem suas dificuldades e acertos. Nesta etapa, além da instrução, recorria-se a procedimentos de ensaio comportamental como prática efetiva para fortalecer a aprendizagem e facilitar a generalização. Na última etapa, explicitava-se a nova tarefa a ser realizada no decorrer da semana. Estes encontros acontecem mensalmente com duração de seis meses.

O projeto foi criado a partir da demanda dos pais que procuram o serviço de Psicologia no PAPS, para resolver problemas de comportamento, em geral birras e agressividades dos filhos. E por perceber também que os pais são, usualmente, o principal agente de mudança no processo terapêutico de seus filhos, atuando como mediadores entre a orientação profissional e a implementação de contingências favoráveis à mudança do filho em seu ambiente natural e com a intenção de sensibilizar os pais para dialogar e encontrar novas estratégias de relacionamento com os filhos é que a oficina se fez necessária como uma alternativa de possibilitar que estes percebam a sua importância na vida dos filhos e como exercem influência sobre os mesmos oferecendo assim a oportunidade da família se auto-avaliar e desta forma estabelecer pontos importantes nesta relação tais como

A perspectiva desta oficina é mudar a ênfase da família, dos comportamentos problemáticos para os comportamentos adaptativos e dá a oportunidade de se exercitar na utilização de técnicas disciplinares que além de muito mais eficazes promovem um convívio familiar mais gratificante. Além disto, tem se a intenção de incluir outros profissionais nesta oficina como forma de agregar novos saberes e como também, de inserir esta oficina em outros espaços da atenção básica de saúde.

Principal

Taisa Ribeiro Lopes

taisalopes@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Madre de Deus

Bahia

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Instituição

Av. Rodolfo de Queiroz Filho, 94

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Taisa Ribeiro Lopes

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Envelhecimento Ativo
São Paulo
Práticas
Relato de Experiência de um dia ” D ” de Imunização com Crianças Indígenas
Todos os Estados (Nordeste)
Práticas
Experiência do preventivo humanizado no SUS
Maranhão
Práticas
Caminhos do Cuidado, levando serviços de saúde para as comunidades rurais no município de Condado (PB)
Paraíba
1 / 1071234Próximo