- Participação e Controle Social
NEURISMAR DE OLIVEIRA
- 02 out 2024
Amazonas
A gestão da Atenção Básica de Silva Jardim ampliou o horário de funcionamento em uma de suas UBS, a partir de outubro de 2017. Nesse sentido, a UBS do Centro começou a atender além do horário comercial, passando a funcionar, em um dia por semana, também, das 17h às 20h. Em tal horário, além do atendimento médico, odontológico e de enfermagem, são oferecidas ações de promoções de saúde, como palestras, campanhas educativas, distribuição de folhetos, entre outras. O intuito na ampliação do horário de funcionamento foi atrair para a UBS pessoas que trabalham em horários comercias e que, por esse motivo, não conseguem acesso aos serviços de saúde ali prestados. Desde então, a eficácia da pactuação de horários alternativos em UBS vem sendo analisada e avaliada pela gestão da Atenção Básica do município.
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são a porta de entrada aos serviços de saúde do Sistema Único de Saúde, uma vez que são responsáveis pelos serviços prestados na atenção primária. As UBSs do município de Silva Jardim (localizado no interior do estado do Rio de Janeiro) funcionam, normalmente, das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira, todos os meses do ano. Entretanto, este horário é incompatível com os horários disponíveis dos indivíduos que trabalham.
A ampliação no horário de funcionamento na UBS é uma estratégia de atendimento aos usuários trabalhadores, que favorece a integração desta população nas práticas de saúde. Nesse sentido, esta estratégia deve ser ampliada a outras UBSs, o que pode favorecer a universalização do acesso à saúde, e a garantia da integralidade e equidade da assistência.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO