O trabalho trata das experiências e dificuldades em se implantar o programa de gerenciamento de prontuários eletrônicos (PEP) da Atenção Básica, em uma unidade de saúde fluvial, que leva profissionais e serviços de saúde à população ribeirinha do Rio Madeira e afluentes em Humaitá, com a finalidade de otimizar os serviços e garantir a segurança das informações dentro do fluxo de atendimento. Implantar um sistema de gerenciamento de informações de saúde, individual, que reúna todo o histórico de atendimento de saúde. Otimizar o processo de trabalho da equipe, agrupando e diminuindo a perca de tempo e espaço em gerenciar prontuário manual.
METODOLOGIA: Implantação de um sistema interno de rede de conexão para comunicação entre os computadores.Implantação do servidor de produção, para o gerenciamento e guarda das informações. Implantação do software E-sus AB para a inserção e manutenção dos prontuários dos usuários no sistema interno da unidade.Implantação de um sistema interno de emissão de senhas e chamamento automático dos usuários.
Ampliação do número de atendimentos diários.Otimização e gerenciamento no processo de criação e guarda de informações de saúde do usuário.Otimização no processo de trabalho, emissão de relatórios de atendimentos detalhados.Compartilhamento de informações entre a equipe, evitando a ocorrência de agravos por conta de divergências de informações.Respaldo acerca de procedimentos executados.Confidencialidade de informações entre os profissionais.
Humaitá