Olá,

Visitante

Medicina tradicional chinesa: uma nova cultura de saúde no SUS

O campo das Práticas integrativas e Complementares (PICS) em Saúde no Brasil constitui fenômeno de crescente visibilidade. Bonito de Minas inova na microrregião de Saúde de Januária-MG, sendo o primeiro e único que possui o serviço implantando.Em Bonito de Minas-MG, são realizadas Sessões de Acupuntura e a Prática Corporal Coletiva Lian Long que fazem parte da Medicina Tradicional Chinesa (MTC).Sessão de AcupunturaÉ uma tecnologia de intervenção em saúde que aborda de modo integral e dinâmico o processo saúde-doença no ser humano e permite o estímulo preciso de locais anatômicos, definidos por meio da inserção de agulhas filiformes metálicas para promoção, manutenção e recuperação da saúde, bem como para prevenção de agravos e doenças (BRASIL, 2006). Os atendimentos em acupuntura acontecem duas vezes por semana, totalizando um ciclo em média de doze sessões por paciente, com tempo médio de trinta minutos por sessão.Prática Corporal Lian GongPrática Corporal desenvolvida especialmente para prevenir e tratar dores crônicas no corpo, tem atuação importante na melhoria do funcionamento dos órgãos internos, trabalha a mente e as emoções e busca o prolongamento da vida com qualidade. (NUNES e SANTOS, 2009). A prática é realizada em média de 30 participantes de qualquer idade. Os encontros ocorrem três vezes por semana, as 6:30 e as 17:30 horas, com a duração de quarenta minutos, em locais públicos.Atores envolvidosEm Agosto de 2013, foi oferecido um curso em MTC (Auriculoacupuntura), através da SES-MG. Três profissionais atuam com as PICS: uma enfermeira, uma fisioterapeuta e uma educadora física.Período de realizaçãoA partir de Novembro de 2013, implantou-se o atendimento em MTC no município. Os atendimentos são feitos para os usuários do SUS que chegam até o serviço encaminhados ou por procura espontânea.

A aceitação por parte dos profissionais Médicos que atuam nas ESF, utilizarem o encaminhamento para o atendimento em MTC como forma complementar ao tratamento médico.

No período de janeiro de 2014 a dezembro de 2015, ocorreram: 1420 sessões de acupuntura e 320 praticas corporais (Banco de dados Municipal).

Percebe-se que a MTC contribui para essa nova cultura do processo saúde-doença, em que se destaca a perspectiva holística e o cuidado integral ao individuo. Para que as Praticas Integrativas e Complementares sejam incorporadas efetivamente na rotina de trabalho é necessário potencializá-las no SUS, superando os desafios da sua organização e expansão nos serviços, sensibilizando os profissionais Médicos e Enfermeiros que fazem parte das Equipes de Saúde da Família, e principalmente os usuários do SUS, construindo assim um novo recurso terapêutico para essa nova construção e qualificação do cuidado integral priorizando a Promoção da Saúde e a Prevenção de Doenças.

Principal

Suelen dos Santos Ferreira

Suelen.enfermeira@gmail.com

A prática foi aplicada em

Bonito de Minas

Minas Gerais

Sudeste

Esta prática está vinculada a

AV RANULFO CORREA SARAIVA 135, Centro.

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Suelen dos Santos Ferreira

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

21 mar 2024

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Mindfulness, uma estratégia para redução da ansiedade e manejo de peso
Rio Grande do Sul
Práticas
As PICS como ferramenta potencializadora no cuidado a saúde do trabalhador
Paraíba
Práticas
Práticas integrativas em um grupo tereapêutico “equilíbrio das emoções”
Paraíba
Práticas
Auriculoterapia uma práticas integrativas: como alternativa complementar no tratamento da ansiedade
Paraíba
Práticas
IMPLANTAÇÃO DE PRÁTICA INTEGRATIVA E COMPLEMENTAR NA REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DE QUEIMADAS-PB
Paraíba
Práticas
A terapia comunitária integrativa como inclusão e bem-estar na terceira idade.
Rio de Janeiro
Práticas
Implantação do Centro de Referência em MTC e Práticas Integrativas no Município de Duque de Caxias
Rio de Janeiro
Práticas
Planejamento orientativo do CTA/SAE Juara – MT, sobre protocolo de PEP às farmácias do Vale do Arinos.
Mato Grosso