Até o ano de 2017, a regulação das ofertas para atenção especializada em Bastos era centralizada na central de agendamento, meio pelo qual as Unidades Básicas de Saúde (UBS) enviavam os encaminhamentos via malotes para serem agendados e depois devolvidos às UBSs para entrega aos usuários através do ACS. A central contava com médico regulador e enfermeiro, no entanto, eram recorrentes as faltas dos usuários, além da demanda reprimida em algumas especialidades/exames. A Portaria Nº2436/2017, que estabelece a revisão de diretrizes para a organização da atenção básica, recomenda implementação de processos que aumentem a capacidade clínica das equipes nas UBSs, fortaleçam práticas de microrregulação: gestão de filas próprias, comunicação entre UBSs e centrais de regulação, com pactuação de fluxos/protocolos e apoio matricial. Em outubro de 2017, foi realizado treinamento com as enfermeiras/escriturários das 6 UBSs, para conhecimento do sistema estadual de agendamento da CROSS e início da sua descentralização.

Implantar a microrregulação, utilizando a ferramenta CROSS, com a finalidade de qualificar a fila pelas equipes das UBSs, estabelecer comunicação entre as UBSs e central de regulação, orientar os fluxos e protocolos, acompanhamento das necessidades. Em janeiro de 2018, o setor de regulação e auditoria realizou reavaliação dos encaminhamentos com maiores demandas reprimidas junto às equipes das UBS. Após o treinamento do sistema CROSS, foram necessários vários encontros com os profissionais das UBS e central de regulação com objetivo de discutir a importância da qualificação da fila de espera de cada território, a partir da lógica que as UBSs têm o contato direto com o usuário. A elaboração do plano de ações para descentralização dos encaminhamentos e agendamentos nas UBSs se deu através de reuniões de matriciamento com as equipes de regulação, auditoria, gestão e atenção básica.

Desde a implantação da microrregulação, os encontros com responsáveis pelo agendamento nas UBSs e central de regulação é rotina, para melhor comunicação e organização dos fluxos estabelecidos. O agendamento é realizado nas UBSs no sistema CROSS, com a equipe envolvida para discussão e priorização dos casos, evitando a prática do encaminhamento desnecessário, ampliando-a para um processo de compartilhamento e acompanhamento longitudinal de responsabilidade das equipes, refere ser um processo educativo e toda equipe precisa estar envolvida no processo, possibilitando a construção de espaços coletivos pra reflexão e avaliação dos atos. Esta experiência trouxe para as equipes um maior grau de autonomia para resolução dos problemas e gestão das demandas, qualificando a assistência, fortalecendo vínculo e responsabilidade das equipes para gestão do cuidado em rede a partir da atenção básica como principal porta de entrada e centro de comunicação e ordenadora das ações e serviços disponibilizados.

Principal

Amanda Ramos Berti Guilhen Calvo

auditoria.bastos@gmail.com

Coautores

Juliana Aparecida Mussio, Luiz Carlos Barufatti, Maria Isabel Alegre Viana Da Silva

A prática foi aplicada em

Bastos

São Paulo

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Prefeitura Municipal de Bastos

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Amanda Ramos Berti Guilhen Calvo

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

01 jul 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

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