Implantação de uma linha de cuidado em feridas complexas em um município da Amazônia

As feridas complexas (FC), lesões de difícil cicatrização, têm etiologia em doenças crônicas como Diabetes Mellitus (no pé diabético – DPRDM) e doenças cardiovasculares (úlceras vasculares). Seguindo o que estabelece a Portaria nº 483/2014 da Rede de Atenção à Saúde para doenças crônicas, uma Linha de Cuidado (LC) em FC foi implementada conforme a real necessidade de Santana/AP. A parceria firmada entre a Universidade UNIFAP e pesquisadores da sua unidade de saúde e a PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SANTANA, através da Secretaria de Saúde, inova ao entregar para o Estado um ambulatório de FC de referência. Como problemática, antes da implantação do serviço, do ponto de vista epidemiológico, o Atlas da Federação Internacional de Diabetes estimava existir 10% de casos de DM em áreas urbanas e, considerando uma população de 124 mil pessoas (2022) em Santana/AP, cerca de 5% podiam ter diagnóstico, ou não, de DM. Considerada ainda a realidade do atendimento a esse público na UBS UNIFAP em Macapá, AP, com média de 400 atendimentos/ano, 20% eram santanenses com UPD que buscavam o serviço na capital, transformando o itinerário em um de elevado custo econômico e social. A presença de uma linha de cuidado voltada para a prevenção e tratamento em FC é primordial para o SUS, uma vez que possibilita a redução no tempo de tratamento e nos custos da assistência junto ao sistema. A experiência relatada foi realizada no município de Santana, AP, segundo maior município do Amapá, na região Norte e que integra a Amazônia Legal. Conhecida como cidade-porto, promove assistência a uma importante população ribeirinha do estado. O ponto de partida consistiu na capacitação dos profissionais de saúde do município de Santana, AP, em 2022, sobre a assistência no cuidado a feridas complexas, sob a responsabilidade da Universidade Federal do Amapá através de um projeto financiado pelo PPSUS. Dada a necessidade epidemiológica, a parceria foi firmada junto à Secretaria de Saúde, e em 2023 dedicou-se ao planejamento e à elaboração dos protocolos de implementação da linha de cuidado, sendo inaugurado em 2024 o Ambulatório de Feridas Complexas, localizado na Policlínica Maria Tadeu. O atendimento ocorre no turno da manhã, com admissões diárias, triagem com aferição de pressão arterial e glicemia ao acaso, destinando-se três dias para curativos e dois dias para, além do curativo, realizar consulta qualificada de enfermagem de admissão e rastreamento de neuropatia periférica e doença arterial para pessoas com DM. Reitera-se que as coberturas são atendidas coordenadoria de média complexidade do município, e a escolha pela policlínica justifica-se pela necessidade de suporte multiprofissional, prevendo em seu fluxo de atendimento o cuidado compartilhado, conforme a complexidade, com a ESF e EMAD para assistência à saúde integral dessa população.

Geral: Promover a implantação de uma linha de cuidado em feridas complexas em Santana-AP através de um ambulatório referência que estabeleça e articule com os níveis de atenção contemplando as especificidades de um município amazonida.

Em relação à assistência, há uma média de 20 curativos diários e a admissão de seis novos casos por semana. Levando em consideração o seu primeiro ano de implantação, foram cadastrados 157 pacientes e realizados 2.300 procedimentos, sendo 42 destes, exames de rastreamento de neuropatia e doença arterial periférica em pessoas com DM. Os pacientes cadastrados têm idade entre 50 e 60 anos, com média de 56 anos, 70% com úlcera do pé diabético e 30% com outras lesões, como úlceras vasculares. Observa-se 90% de resolubilidade (alta por remissão dos casos). Entre as particularidades dessa população amazônida atendida, 30% são ribeirinhos, com cuidado compartilhado com as equipes mais próximas às suas regiões. Adicionalmente, 10% foram atendidos de forma compartilhada com a ESF desde o início do tratamento ou com a progressão da remissão da lesão. O tratamento, além do uso de tecnologia em coberturas com ou sem prata, também utiliza fitoterápicos adquiridos em instituições do estado ou universidade, fortalecendo o elo entre o conhecimento científico e cultural e melhorando a adesão ao tratamento.

A presença de uma linha de cuidado voltada para o tratamento de FC e a prevenção da UPD é primordial na Atenção Primária à Saúde, uma vez que, implementada, consequentemente possibilitou uma redução no tempo de tratamento e nos custos da assistência junto ao sistema de saúde do município de Santana. Desde sua implementação, o ambulatório propõe rastrear complicações do diabetes mellitus, como neuropatia e doença arterial, complicações essas que resultam em feridas e amputações e dificultam a cicatrização de feridas. A assistência à pessoa com FC segue o planejamento previsto pela linha de cuidado, com o adequado gerenciamento entre os níveis de atenção à saúde.

Principal

Renata Cristielle Rodrigues Alves

ceciliarsfbenjamim@gmail.com

Enfermeira

Coautores

Renata Cristielle Rodrigues Alves, Cecília Rafaela Salles Ferreira, Andriane Mesquita Rodrigues, Marilza Monte Lima, Luana Vasconcelos de Souza, Alex Carlos Silva da Silva, Jocicleia Barros Marques, Jane Sampaio da Silva, Marluci de Souza Lédo Santos, Camila Eduarda Rocha Parente, Plinio Silva da Luz

A prática foi aplicada em

Santana

Amapá

Norte

Esta prática está vinculada a

Av. Santana, 2913 - Paraíso, Santana - AP, 68928-060

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Renata Cristielle Rodrigues Alves

Conta vinculada

11 abr 2025

CADASTRO

11 abr 2025

ATUALIZAÇÃO

10 abr 2024

inicio

Condição da prática

Andamento

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas

unblocked agar.io agario slope 1v1.lol geometry dash retro bowl lesson 1 classroom6x cookie clicker run 3 unblocked games kays unblocked games math test math unblocked games lesson 1 unblocked