Olá,

Visitante

Implantação de Escovódromos Permanentes nas Escolas do Município de Marizópolis – Pb. Estratégia para Ampliação e Melhoria das Ações de Escovação Supervisionada.

Finalidade da experiência

A Higiene Bucal Supervisionada (HBS) é parte fundamental da educação em saúde, podendo ser realizada em diferentes espaços. Contudo, as escolas e creches são espaços adequados para a realização desse procedimento pela presença constante das crianças (pelo menos um turno/dia). Contudo, realizá-la adequadamente exige aprendizado e abordagens criativas no processo de ensino. A referida ação visa a prevenção das principais doenças bucais (cárie e gengivite) através do emprego de técnicas adequadas de escovação e uso de fio dental. Deve ser realizada diariamente nas escolas e creches do município sob supervisão dos profissionais de cada espaço educacional. Os professores são orientados a reservar quinze minutos em cada turno após a merenda escolar para realização da escovação diariamente. Os próprios alunos fazem a escovação com o objetivo de desenvolver a motricidade da técnica. Geralmente, a nova maneira de escovar é diferente do que estavam acostumados, e por isso, requer um certo tempo para seu domínio, assim, os professores supervisionam, estimulam e orientam. A ação coletiva de Escovação Supervisionada é descrita como “escovação dental com ou sem evidenciação de placas bacterianas”.

Sugere-se que essa proposta seja repassada, e se possível seja acatada pelas demais Secretarias, e que inicie pelo preparo dos profissionais envolvidos, permeando pela implantação dos escovódromos e chegando ao foco, que é a melhoria das ações de saúde bucal, em especial as medidas de escovação supervisionada, que é uma ação de suma importância no combate de agravos. A experiência foi considerada bastante relevante e satisfatória, pois proporcionou melhorias em diversos aspectos: melhor interação entre profissionais da saúde e educação, qualificação dos profissionais para desempenharem as funções dentro do PSE, em especial nas ações de saúde bucal supervisionada, que consequentemente favorecem a diminuição de doenças bucais, e assim promovendo mais saúde aos alunos do município.

Principal

Fátima Sonally Souza Gondim

fsonally@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Marizópolis

Paraíba

Nordeste

Instituição

Rua Dr. Otávio Mariz.

Uma organização do tipo

Foi cadastrada por

Fátima Sonally Souza Gondim

Conta vinculada

emanoel.filho@fiocruz.br

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
A importância da equipe multidisciplinar no tratamento e no cotidiano dos pacientes com Fibromialgia de Itatiaia-RJ
Rio de Janeiro
Práticas
Projeto “Saúde Aqui: Relato de Experiência”
Tocantins
Práticas
Projeto Viva Mais, Práticas de Exercícios Físicos e Orientações Nutricionais com Princípios Funcionais, para A Melhoria de Qualidade de Vida no Município de Ourém-Pa
Pará
Práticas
Combatente Municipal –Escola e Comunidade Livres do Aedes Aegypti
Amazonas
Práticas
Promoção de Saúde dos Caminhoneiros e Caminhoneiras no Ponto de Parada e Descanso do Município do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro
Práticas
Projeto Peso Saudável
Tocantins
Práticas
Formação em Diabetes para Profissionais da Educação de Blumenau/Sc
Rio Grande do Sul
Práticas
Oficina com Mulheres: Desenvolvimento de Ações de Cuidado Voltados ao Hiv/ Aids
Rio Grande do Sul
Práticas
Benefícios da Implementação de Assistência Médica 24 Horas em uma Cidade do Interior Paraibano
Paraíba