Olá,

Visitante

Grupo Qualidade de Vida: Motivação para Mudança no Estilo de Vida de Pessoas com Sobrepeso e obesidade em uma Unidade Básica de Saúde do Município de oeiras – Pi.

Objetivos e metas da experiência desenvolvida

A obesidade, considerada uma doença crônica não transmissível, progressiva e multifatorial, é definida como o aumento do tecido adiposo, sendo, provavelmente uma das enfermidades mais antigas do homem (Ruth,2010). No Brasil 50,8% estão acima do peso ideal. Destes 17,5% são obesos (Ministério da Saúde, 2014). O SUS, consolidado por meio da Lei Orgânica de Saúde nº 8080/90, que visa criar as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, destaca a vigilância nutricional e alimentar como uma realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas. A PNAN apresenta como propósito a melhoria das condições de alimentação, nutrição e saúde da população brasileira, mediante a promoção de práticas adequadas e saudáveis, a vigilância alimentar e nutricional, a prevenção e o cuidado integral dos agravos relacionados à alimentação e nutrição. Para tanto está organizada em diretrizes que abrangem o escopo da atenção nutricional no SUS com foco na vigilância, promoção e prevenção e cuidado integral de agravos relacionados à alimentação e nutrição

A experiência se mostra aplicável em qualquer realidade visto à grande prevalência do sobre peso e obesidade nos dias de hoje. Representa uma atividade de custo relativamente baixo por trabalhar aspectos de prevenção e promoção de saúde. Sugere-se que estas estratégias devam ser implantadas de forma continuada e de caráter prático, para que possa produzir efeito desejado na mudança de comportamento alimentar e na redução do peso corpóreo. A obesidade representa um problema de saúde presente na vida de muitos brasileiros, desta forma, atividades desenvolvidas no sentido de prevenir complicações secundárias a essa doença sempre terão importância no que diz respeito à promoção de qualidade de vida para essa população. Conclui-se que atividades realizadas em grupo com acompanhamento continuado, através de equipe multiprofissional, obtêm-se melhores resultados.

Principal

Auridilene Maria da Silva Moreira de Freitas Tapety

aurimoreira2009@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Oeiras

Piauí

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Instituição

Av. Assuéro Rego 417

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Auridilene Maria da Silva Moreira de Freitas Tapety

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

11 set 2016

e atualizada em

14 set 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Atendimento aos autistas no município de Itaperuna: uma abordagem interdisciplinar e inclusiva
Rio de Janeiro
Práticas
PROJETO PRIMEIROS SOCORROS E PREVENÇÃO DE ACIDENTES NAS ESCOLAS – LEI LUCAS
Rio de Janeiro
Práticas
Consciência Vacinal: fortalecendo as estratégias e combatendo a desinformação para o cumprimento do calendário de vacinação de crianças no município de São Francisco-PB.
Paraíba
Práticas
Dengue: uma abordagem além do combate ao vetor nos centros de educação infantil
Rio de Janeiro
Práticas
Imunização na Zona Rural, em áreas de difícil acesso: Projeto Vacina Volante
Maranhão
Práticas
A importância da equipe multidisciplinar no tratamento e no cotidiano dos pacientes com Fibromialgia de Itatiaia-RJ
Rio de Janeiro
Práticas
Projeto Saúde Aqui: relato de experiência
Tocantins