- Atenção Primária à Saúde
Emanuely de Farias Albuquerque
- 15 abr 2024
Nos últimos anos a gestão participativa foi reconhecida como uma das áreas prioritárias na Secretaria de Saúde de Guarulhos. Houve maior aproximação da gestão com o controle social por meio de reuniões do Conselho Municipal de Saúde e dos Conselhos Gestores das unidades, realização de plenárias da saúde participativa, as miniconferências, as conferências municipais e regionais de saúde e a oferta de cursos de formação para Conselheiros/as de Saúde. Em relação ao processo de formação de conselheiros/as de saúde, até o ano 2015, havia uma formação para os conselheiros/as municipais e outra para os conselheiros/as gestores de saúde. Em 2016 o grupo condutor propôs uma mudança estrutural: unir os dois cursos em um único, passando a ser intitulado como formação para conselheiros e conselheiras em saúde. Este trabalho tem a intenção de apresentar essa mudança pedagógica no processo de formação dos conselheiros/as de saúde, bem como os avanços e desafios identificados. Para reformulação da proposta pedagógica foi utilizada uma metodologia de encontros dialógicos, voltado para a escuta dos atores envolvidos (usuários/as, trabalhadores/as e gestores/as) por meio de reuniões do grupo condutor em conjunto com representantes do Conselho Municipal de Saúde, das regiões de saúde e outros departamentos da saúde. A partir de então, o grupo condutor elaborou uma matriz pedagógica, com temas que contemplassem as expectativas tanto dos conselheiros/as municipais, como dos conselheiros/as gestores. Outro fator que merece destaque foi a redução do tempo de formação, nesse novo formato optou-se por encontros semanais, ou seja, a formação totalizou seis encontros semanais, com carga horária total de 24 horas (4 horas diárias). Ainda, o grupo elaborou um caderno para conselheiros e conselheiras em saúde, com a proposta de um material prático, contendo as informações necessárias para o exercício do controle social, reduzindo a densidade do conteúdo e mantendo as citações das referências, substituindo as duas apostilas anteriormente elaboradas. Utilizando-se de metodologias ativas o grupo primou por garantir um espaço de diálogo aberto e problematizador em cada encontro.
Unificar os dois cursos para conselheiros/as em saúde favorecendo maior aproximação e articulação entre os conselheiros/as municipais de saúde e os conselheiros/as gestores das unidades de saúde, bem como fortalecer o controle e a participação social no município de Guarulhos.
Como fator positivo destaca-se a participação conjunta dos representantes das duas instâncias conselho municipal e conselho gestor no mesmo processo de formação, o qual favoreceu um importante espaço de troca de saberes, onde somaram-se visões diferenciadas sobre a saúde pública no município. Como desafio, aponta-se a perspectiva de abranger mais gestores/as, trabalhadores/as e usuários/as da saúde para uma construção crítica, participativa e coletiva do SUS. Outro desafio é oferecer esta formação permanente aberta para população em geral que tenha interesse nas questões de controle social.
Rua Íris, 300 - sala 35 - Gopouva, Guarulhos - SP, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO