O presente estudo foi promovido no âmbito de uma experiência de Extensão Universitária na perspectiva da Educação Popular, possuindo como objetivo analisar criticamente a construção da Participação Local em Saúde, através de um Espaço de Diálogo realizado na Unidade de Saúde da Família (USF) Vila Saúde, com finalidade de articular comunidade e serviço de saúde na construção de ações para o desenvolvimento social no âmbito comunitário. Deste modo, com este trabalho, buscou-se expor os desafios, potencialidades e significados, de forma a elucidar as situações-limite e inéditos-viáveis dessa experiência, na perspectiva da consolidação de espaços formais e informais de participação popular. Como metodologia, foi realizada uma pesquisa qualitativa com levantamento de referências bibliográficas e entrevistas semi-estruturadas. Para estruturação dos resultados foi utilizada a análise do conteúdo, utilizando da hermenêutica-dialética. De modo que, a sistematização da experiência do Espaço de Diálogo permitiu compreender melhor a participação social, problematizando em torno dos principais desafios e conquistas para o exercício pleno do controle social e da cidadania. Além disso, com esse estudo, pudemos compreender o papel exercido pela Educação Popular nesse processo, como espaço formativo, capaz de aglutinar sujeitos, qualificando suas organizações políticas e sua capacidade de intervenção, através do seu potencial humanizador e democrático
A participação popular é uma forma de exercer direitos políticos e sociais, decorrente de um longo processo de lutas sociais, assegurado por princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), buscando a formulação de políticas públicas de promoção a saúde, de forma equânime e democrática.
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