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Educação em Saúde Como Ferramenta de Controlee Prevenção da Leishmaniose

INTRODUÇÃO: A escola exerce um papel fundamental na conscientização da população, de forma que o aprendizado no qual o aluno adquire é absorvido e repassado para amigos e familiares. Entretanto, a escola necessita de uma dinâmica educacional que permita que esse conhecimento seja passado de uma forma mais atuante, facilitando assim a compreensão e fixação do conhecimento por parte dos alunos. Não é hábito nas escolas brasileiras fugirem dos mecanismos tradicionais de ensino-aprendizagem, entretanto face a problemas sociais e de saúde, novas intervenções devem ser utilizadas. Uma situação particular no MUNICIPIO DE TEOLÂNDIA é a Leishmaniose, doença endêmica causada por um vetor cujo principal reservatório do parasito é o cão. Para um combate eficiente contra essa doença é necessário primeiramente a conscientização da população, o que a escola poderia ser meio de orientação, principalmente no ensino fundamental, uma vez que a criança tem maior facilmente de assimilação e pode exercer papel fundamental na família e comunidade.

FINALIDADE DA EXPERIÊNCIA: O tema LESICHMANIOSE é uma doença crônica , de manifestação cutânea. Trata-se de uma doença que acompanha o homem desde tempos remotos e que tem apresentado nos últimos 20 anos, um aumento do número de casos e ampliação de ocorrência geográfica, sendo encontrada atualmente em todos os Estados brasileiros, sob diferentes perfis epidemiológicos. Diante dos casos estarem crescendo no nosso município, buscou-se a necessidade de alertar a prevenção da doença á população, tendo como ponto de partida as escolas do munícipio, elas serão trabalhadas com o tema: : educação em saúde como ferramenta de controlee prevenção da leishmaniose, no período de 10 á 31 de julho

CONCLUSÕES: A democratização e a popularização da educação, sobretudo na área da saúde, além dos limites formais da escola, podem ser apoiadas e operacionalizadas pelos meios de comunicação, com a utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) gerando informações e conhecimento em escalas amplas e de modo rápido. As situações epidemiológicas podem ser minimizadas por meio de um processo educativo, mediado pela comunicação. Verifica-se que as informações insuficientes maximizam o cenário negativo da saúde coletiva no país, levando os indivíduos a contrair doenças que poderiam ser evitadas a partir de intervenção em educação e comunicação, de forma sistemática e de impacto na população. Diante disso, as potencialidades da comunicação ampliaram-se com as novas tecnologias e estão sendo largamente utilizadas na área da saúde. As atividades de educação em saúde realizadas por meio de diferentes recursos pedagógicos geram ganho de conhecimento sobre a LVA por parte dos escolares. Assim, sugerimos que os municípios desenvolvam programas educativos nas escolas de forma continuada, como meio de favorecer mudanças de práticas em relação ao controle da LVA trazendo resultados importantes em termos de saúde pública.

Principal

Debora Nunes Brito

debyassuncaonaty@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Amazonas

Norte

Teolândia

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Ideiasus/Conasems

mayaragoncalves.job@gmail.com

03 mar 2020

e atualizada em

14 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

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