Olá,

Visitante

Dia D – Campanha de Atualização de Caderneta de Vacina nas Escolas

As vacinas são importantes para prevenir doenças e salvar vidas. Dessa forma, é necessário manter campanhas para que a sociedade tenha em mente sobre o quanto o cartão de vacinação atualizado é importante para prevenir o retorno de doenças erradicas. Com o objetivo de fortalecer o sistema imunológico, as vacinas estimulam a produção de anticorpos que combatem agentes infecciosos – como vírus e bactérias – e evitam o adoecimento. Assim foi realizado nas escolas de rede pública e particular no município de Itanhandu/MG Campanha de atualização de Caderneta de Vacina no período de 29 de novembro de 2022 a 01 de dezembro de 2022 onde o público alvo foram adolescentes do ensino fundamental II e ensino médio. Sendo ofertados todas as vacinas do calendária básico do adolescentes e campanhas vigentes, sendo esses: Hepatite B, Febre Amarela, dupla, Tríplice Viral, HPV, Pneumo e Meningo ACWY (até 15 anos), Meningo C ( a partir de 15 anos), Influenza (resgistrar como rotina), Covid Pfizer.

Após realização de reuniões sobre o plano “Estratégias para o aumento da Cobertura Vacinal em crianças menores de um ano no estado de minas gerais: uma pesquisa-ação” juntamente a reginal, o município identificou e pactuou verificar cartões e oferecer vacinação aos adolescentes e ainda como um dos desafios foi a questão específica sobre qual base de dados o Ministério da Saúde realiza estimativas populacionais sendo esses através do IBGE – forneceria um denominador para o cálculo da cobertura vacinal, oferecendo estimativas mais próximas da real, mas nunca eficaz, pois sabe-se que a margem de erro afeta alcançar metas, sendo assim há necessidade de adequações no atual sistema de informação.

Com intuito de aumentar meta e manter a população imunizada, visto que através do programa PNI as metas foram intensificadas em correção de registro observou-se foi realizado nas escolas de rede pública e particular no município de Itanhandu/MG Campanha de atualização de Caderneta de Vacina no período de 29 de novembro de 2022 a 01 de dezembro de 2022 onde o público alvo foram adolescentes do ensino fundamental II e ensino médio usando a metodologia: Realizado reuniões com para firmar paceria em Secretaria de Educação/Saúde e posteriormente com responsáveis pelas escolas. Sendo assim a Campanha nas escolas foram usadas as estratégias: Só foi vacinado o aluno munido do termo de autorizaçãoassinado pelo responsável, realizado conferencia todos os cartões, caso cartão incompleto sem o termo foi entregue convocação anexando na cardeneta e/ou cartão orientando a procurar o PSF. Foi preenchido pelas escolas uma listagem por turma com nome, CNS, DN, assim falicita o registro e agilidade na ação. E só foi vacinados alunos/adolescentes munidos com cartão de vacina.

A metodologia permitiu implantar estratégias de intervenção que possam resgatar os não vacinados e corrigir ou adequar aspectos de natureza operacional, porém foi encontrado obstáculos e dificuldades, sendo estes: a falta de estrutura nas escolas, a organização da documentação solicitada a ser preenchida para agilidade da ação, contuto obsersevou um resultado1143 alunos que apresentarem o cartão de vacinação, sendo vacinados com termo de autorização 291 alunos, obtendo um percentual de 25,45%, ressaltando que 1 escola particular não foi possível a realização da ação devido intercorrências no município. Olhando pelos pontos positivos notou-se a aderencia de pais e/ou responsáveis e a efetividade de atualizar 291 cartões de adolescentes. Com isso, está em desenvolvimento no ano de 2023 novo plano de Campanha de Vacinação nas Escolas, sendo que estes está sendo reetruturado a melhorara fluxo como: Espaço, Local arejado, Preenchimento da escola na documentação, Tempo para execução da ação.

Principal

UENDY APARECIDA FERNANDES MONTEIRO

A prática foi aplicada em

Região

Esta prática está vinculada a

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

23 dez 2023

e atualizada em

23 dez 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
Envelhecimento Ativo
São Paulo
Práticas
Relato de Experiência de um dia ” D ” de Imunização com Crianças Indígenas
Todos os Estados (Nordeste)
Práticas
Experiência do preventivo humanizado no SUS
Maranhão
Práticas
Caminhos do Cuidado, levando serviços de saúde para as comunidades rurais no município de Condado (PB)
Paraíba
1 / 1071234Próximo