Olá,

Visitante

Cultura e Saúde na Escola Popular de Saúde do Morro Azul

Tendo como base este dois mestres, buscamos desenvolver um trabalho que focasse não a doença, mas principalmente à Saúde. Para tanto, foram feitos levantamentos históricos sobre a origem da comunidade levando em consideração além dos conteúdos acadêmicos, observando-se os relatos feitos pelos moradores mais antigos, estes que são verdadeiras testemunhas vivas de uma época. Com este trabalho foi possível entender e valorizar a cultura da comunidade e as nossas propostas encontraram respostas positivas havendo empatia, uma vez que, relacionavam-se com suas tradições e costumes. Objetivo: Identificar, valorizar e divulgar o patrimônio cultural humano, assim entendendo melhor a memória desta comunidade que possui um histórico muito rico e que retratam em seus atores, as classes sociais que fizeram parte da própria história da construção da cidade do Rio de Janeiro. Resultados: A Escola Popular de Saúde do Morro Azul realizou atividades como: a Roda de saberes populares, entre elas, o Caldeirão Cultural (Músicas e Artistas da Comunidade), a Troca-Troca de Saberes (Plantas Medicinais e Valorização Cultural), são rodas dialógicas em que os participantes falam sobre suas experiências e suas tradições no tratamentos com plantas medicinais cultivadas em suas casas. O Passeio Cultural no Jardim Botânico, este são realizados com moradores e alunos da Creche Padre Aleixo, buscando conhecer árvores como Pau Brasil, Cravo, Canela sua utilização em comidas e doces. Talentos da Comunidade identificando e divulgando através do Blog do Núcleo de Cultura Ciência e Saúde (SMSDC), as iniciativas de moradores que são exemplos positivos para as futuras gerações desta comunidade. Estas são realizadas por pessoas que não esperam que apenas as instituições públicas realizem sua parte, elas preferem colaborar fazendo tudo que está a seu alcance, como é o caso do Ronilsson da Silva (o Roni). Celebração da Saúde, mobilização ocorrida em março de 2011 e setembro de 2012 com enorme sucesso.

A Escola Popular de Saúde do Morro Azul integra um conjunto de Escolas Populares do Núcleo de Cultura Ciência e Saúde, tendo como Coordenador o Dr. Vitor Pordeus pertencente a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro. Trata-se de um trabalho diferenciado que busca transformar a qualidade de vida dos moradores dessa comunidade trabalhando sob uma perspectiva de educação popular utilizando métodos pedagógicos de Paulo Freire, que diz: Não há saber mais ou saber menos. Há saberes diferentes como também as concepções médicas da Dra. Nise da Silveira, segundo ela: Cada louco é um artista, cada artista e um ser humano e cada ser humano, um universo. Assim a Roda Dialógica e o Afeto catalisador norteiam o desenvolvimento do nosso trabalho.

Principal

Lana Cristina Vasconcelos Ferreira Cantarelli

A prática foi aplicada em

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Sudeste

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Lana Cristina Vasconcelos Ferreira Cantarelli

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Conselho itinerante:fortalecendo o controle social em Junco do Serido-PB
Paraíba
Práticas
Oficina de Culinária Afeto e Sabor
Paraíba
Práticas
Aproximando a Comunidade com a Gestão da Atenção Primária em Saúde
Rio de Janeiro
Práticas
Gestão Estratégica e Participativa no SUS: Implantando Novas Instâncias Deliberativas no Município Paulo Jacinto – Al
Alagoas
Práticas
Importância da Conferência Municipal de Saúde para o Fortalecimento da Participação da Comunidade na Defesa do SUS.
Paraíba
Práticas
Participação Popular na Estratégia Saúde da Família em Petrópolis-Rj
Rio de Janeiro
Práticas
Roda de Conversa com As Famílias: Cuidando de Quem Cuida
Rio de Janeiro
Práticas
Implantação de Colegiado Gestor nas Unidades de Saude da Família de Japeri-Rj
Rio de Janeiro
Práticas
Controle Social e Saúde do Trabalhador: a Experiência Regional do Conselho Gestor do Cerest- Pólo Duque de Caxias – Rj
Rio de Janeiro
Práticas
A Experiência do 1º Curso de Capacitação para Conselheiros de Saúde e Membros das Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador (Cists) Sobre a Temática da Saúde do Trabalhador do Cerest- Pólo Duqu
Rio de Janeiro