Olá,

Visitante

Canal Profissional: Tv Educativa e Interativa Como Instrumento de Formação e Fortalecimento do SUS

Categoria não especificada

O Canal Profissional da Rede São Paulo Saudável – TV Corporativa da SMS-SP, sediado na Escola Municipal de Saúde Pública, foi criado em 2008 com o objetivo de transmitir conteúdo educativo para as Unidades de Saúde. Em 2016 o projeto de consolidação da TV como educativa e interativa propôs a readequação de seu conteúdo por meio da reformulação da grade de programação, construída coletivamente com os trabalhadores da saúde, visando despertar o seu interesse, incentivando-os à reflexão do trabalho e informação, e assim alcançar impactos e mudanças positivas na Atenção à Saúde da População. Para isso ampliou-se o acesso ao conteúdo produzido na TV com a adequação do canal no YouTube e implantaram-se ferramentas de interação – WhatsApp, E-mail e Chat, além de parcerias para alavancar a divulgação, roteiros baseados nos conceitos do SUS e melhorias na qualidade técnica e estética. Com a integração de mídias do total de inscritos no YouTube em todo o ano de 2016, 67% foram registrados só entre agosto e dezembro. A interação que era nula foi de 924 participações neste mesmo período.A adequação do Canal no YouTube – criado em 2012, ampliou o acesso a todo o conteúdo da TV pela Internet, e a introdução de ferramentas de interatividade (WhatsApp, e-mail e chat)completou a lista de ações iniciais. A interatividade conquistada, por si só também foi uma metodologia valiosa.A estratégia envolveu ainda ampliar a divulgação por meio de banco de dados de e-mail, envio de Comunicado Saúde e ações nas Redes Sociais (Facebook, Twitter, WhatsApp). Parcerias firmadas com o Programa Telessaúde – Redes do Município de São Paulo e da Rede Humaniza SUS também passaram a contribuir com essa publicidade.A construção de uma nova identidade visual para o Canal e para cada programa da grade, além da adequação de formatos televisivos clássicos às necessidades da nova programação foram algumas das ferramentas usadas na busca de melhorias técnicas e estéticas.Os roteiros passaram a aprofundar os conceitos do SUS, fomentando o trabalho em equipe e evitando a fragmentação de conteúdos por categorias de trabalho.A linguagem passou a reconhecer todos os trabalhadores como integrantes do SUS São Paulo sem discriminar servidores e colaboradores das Organizações Sociais. E ainda incentiva a aproximação das Unidades com os territórios e suas realidades, potencializando o trabalho em conjunto com conselhos gestores e população.

Consolidar o Canal Profissional como uma Televisão Educativa e Interativa reformulando a grade de programação, por meio da construção coletiva com os trabalhadores da saúde. Tal ação visa despertar o interesse do trabalhador, incentivando-o à reflexão do trabalho e informação e assim alcançar impactos e mudanças positivas na Atenção à Saúde da População.

Ao iniciar as atividades visando a consolidação do Canal Profissional por meio da interatividade com os trabalhadores do SUS, a equipe de produção desse conteúdo também foi impactada: ampliou-se as discussões de cada ação, integrou-se as tarefas em equipe, o trabalho tornou-se mais conexo, refletindo em todo o processo de se fazer a TV.

Principal

Nilciany Camargo Holm Cunha

MARCELLA JEANE DUARTE

A prática foi aplicada em

São Paulo

São Paulo

Sudeste

Instituição

S

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

N

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

09 jun 2021

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Estratégias de enfrentamento às alergias alimentares e condições especiais de nutrição
Paraíba
Práticas
Adesão às consultas de puericultura: uma intervenção na estratégia de saúde em Esperança – PB
Paraíba
Práticas
O Alcance dos indicadores da imunizaçâo do programa de qualificaçâo das ações de vigilância em saúde
Paraíba
Práticas
Auriculoterapia uma práticas integrativas: como alternativa complementar no tratamento da ansiedade
Paraíba
Práticas
Descentralização do cuidado: levando as práticas de atividade física a população da zona rural
Paraíba
Práticas
Reterritorialização: desafios e avanços no município de Campina Grande-PB
Paraíba
Práticas
Projeto Coração Forte: realização de exames de holter 24h (eletrocardiograma dinâmico), medição ambulatorial da pressão arterial em 24 (mapa 24h), eletrocardiograma de esforço (teste ergométrico), eletrocardiograma de repouso e ecocardiograma transtorácico no município de Belém do Brejo do Cruz, no Sertão da Paraíba.
Paraíba