O Canal Profissional da Rede São Paulo Saudável – TV Corporativa da SMS-SP, sediado na Escola Municipal de Saúde Pública, foi criado em 2008 com o objetivo de transmitir conteúdo educativo para as Unidades de Saúde. Em 2016 o projeto de consolidação da TV como educativa e interativa propôs a readequação de seu conteúdo por meio da reformulação da grade de programação, construída coletivamente com os trabalhadores da saúde, visando despertar o seu interesse, incentivando-os à reflexão do trabalho e informação, e assim alcançar impactos e mudanças positivas na Atenção à Saúde da População. Para isso ampliou-se o acesso ao conteúdo produzido na TV com a adequação do canal no YouTube e implantaram-se ferramentas de interação – WhatsApp, E-mail e Chat, além de parcerias para alavancar a divulgação, roteiros baseados nos conceitos do SUS e melhorias na qualidade técnica e estética. Com a integração de mídias do total de inscritos no YouTube em todo o ano de 2016, 67% foram registrados só entre agosto e dezembro. A interação que era nula foi de 924 participações neste mesmo período.A adequação do Canal no YouTube criado em 2012, ampliou o acesso a todo o conteúdo da TV pela Internet, e a introdução de ferramentas de interatividade (WhatsApp, e-mail e chat)completou a lista de ações iniciais. A interatividade conquistada, por si só também foi uma metodologia valiosa.A estratégia envolveu ainda ampliar a divulgação por meio de banco de dados de e-mail, envio de Comunicado Saúde e ações nas Redes Sociais (Facebook, Twitter, WhatsApp). Parcerias firmadas com o Programa Telessaúde – Redes do Município de São Paulo e da Rede Humaniza SUS também passaram a contribuir com essa publicidade.A construção de uma nova identidade visual para o Canal e para cada programa da grade, além da adequação de formatos televisivos clássicos às necessidades da nova programação foram algumas das ferramentas usadas na busca de melhorias técnicas e estéticas.Os roteiros passaram a aprofundar os conceitos do SUS, fomentando o trabalho em equipe e evitando a fragmentação de conteúdos por categorias de trabalho.A linguagem passou a reconhecer todos os trabalhadores como integrantes do SUS São Paulo sem discriminar servidores e colaboradores das Organizações Sociais. E ainda incentiva a aproximação das Unidades com os territórios e suas realidades, potencializando o trabalho em conjunto com conselhos gestores e população.
Consolidar o Canal Profissional como uma Televisão Educativa e Interativa reformulando a grade de programação, por meio da construção coletiva com os trabalhadores da saúde. Tal ação visa despertar o interesse do trabalhador, incentivando-o à reflexão do trabalho e informação e assim alcançar impactos e mudanças positivas na Atenção à Saúde da População.
Ao iniciar as atividades visando a consolidação do Canal Profissional por meio da interatividade com os trabalhadores do SUS, a equipe de produção desse conteúdo também foi impactada: ampliou-se as discussões de cada ação, integrou-se as tarefas em equipe, o trabalho tornou-se mais conexo, refletindo em todo o processo de se fazer a TV.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO