Olá,

Visitante

Canal Profissional: Tv Educativa e Interativa Como Instrumento de Formação e Fortalecimento do SUS

Categoria não especificada

O Canal Profissional da Rede São Paulo Saudável – TV Corporativa da SMS-SP, sediado na Escola Municipal de Saúde Pública, foi criado em 2008 com o objetivo de transmitir conteúdo educativo para as Unidades de Saúde. Em 2016 o projeto de consolidação da TV como educativa e interativa propôs a readequação de seu conteúdo por meio da reformulação da grade de programação, construída coletivamente com os trabalhadores da saúde, visando despertar o seu interesse, incentivando-os à reflexão do trabalho e informação, e assim alcançar impactos e mudanças positivas na Atenção à Saúde da População. Para isso ampliou-se o acesso ao conteúdo produzido na TV com a adequação do canal no YouTube e implantaram-se ferramentas de interação – WhatsApp, E-mail e Chat, além de parcerias para alavancar a divulgação, roteiros baseados nos conceitos do SUS e melhorias na qualidade técnica e estética. Com a integração de mídias do total de inscritos no YouTube em todo o ano de 2016, 67% foram registrados só entre agosto e dezembro. A interação que era nula foi de 924 participações neste mesmo período.A adequação do Canal no YouTube – criado em 2012, ampliou o acesso a todo o conteúdo da TV pela Internet, e a introdução de ferramentas de interatividade (WhatsApp, e-mail e chat)completou a lista de ações iniciais. A interatividade conquistada, por si só também foi uma metodologia valiosa.A estratégia envolveu ainda ampliar a divulgação por meio de banco de dados de e-mail, envio de Comunicado Saúde e ações nas Redes Sociais (Facebook, Twitter, WhatsApp). Parcerias firmadas com o Programa Telessaúde – Redes do Município de São Paulo e da Rede Humaniza SUS também passaram a contribuir com essa publicidade.A construção de uma nova identidade visual para o Canal e para cada programa da grade, além da adequação de formatos televisivos clássicos às necessidades da nova programação foram algumas das ferramentas usadas na busca de melhorias técnicas e estéticas.Os roteiros passaram a aprofundar os conceitos do SUS, fomentando o trabalho em equipe e evitando a fragmentação de conteúdos por categorias de trabalho.A linguagem passou a reconhecer todos os trabalhadores como integrantes do SUS São Paulo sem discriminar servidores e colaboradores das Organizações Sociais. E ainda incentiva a aproximação das Unidades com os territórios e suas realidades, potencializando o trabalho em conjunto com conselhos gestores e população.

Consolidar o Canal Profissional como uma Televisão Educativa e Interativa reformulando a grade de programação, por meio da construção coletiva com os trabalhadores da saúde. Tal ação visa despertar o interesse do trabalhador, incentivando-o à reflexão do trabalho e informação e assim alcançar impactos e mudanças positivas na Atenção à Saúde da População.

Ao iniciar as atividades visando a consolidação do Canal Profissional por meio da interatividade com os trabalhadores do SUS, a equipe de produção desse conteúdo também foi impactada: ampliou-se as discussões de cada ação, integrou-se as tarefas em equipe, o trabalho tornou-se mais conexo, refletindo em todo o processo de se fazer a TV.

Principal

Nilciany Camargo Holm Cunha

MARCELLA JEANE DUARTE

A prática foi aplicada em

São Paulo

São Paulo

Sudeste

Instituição

S

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

N

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

09 jun 2021

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Ações intersetoriais: integrando estratégias no combate às arboviroses na cidade de Belém do Brejo da Cruz (PB)
Paraíba
Práticas
Os caminhos para alcançar os indicadores de desempenho do Previne Brasil pelo município de Bom Jesus (PB)
Paraíba
Práticas
Re(h)abilitando a interdisciplinaridade e o cuidado na atenção primária à saúde
Paraíba
Práticas
ADESÃO DAS GESTANTES AO PRÉ-NATAL ODONTOLÓGICO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Paraíba
Práticas
A PRÁTICA DE PRIMEIROS SOCORROS NO CONTEXTO DE UM CURSO TÉCNICO PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
Paraíba
Práticas
Vacinação nos espaços de formação: experiência no 2º Congresso Nordestino de Pediatria
Paraíba
Práticas
A (in) visibilidade de quem está em situação de rua: caminhos possíveis para cuidado em saúde
Paraíba