- Educação, Informação e Comunicação em Saúde
Maria do Socorro Melo Brandão
- 05 nov 2024
Finalidade da experiência: melhorar a qualidade de vida dos usuários e descentralizar a saúde da figura do médico. Dinâmica e estratégia dos procedimentos usados: convite realizado na própria unidade de saúde aos usuários cadastrados. Caminhadas acontecem semanalmente, ou 2 vezes por semana, acompanhadas pelos agentes comunitários de saúde (ACS) e com o apoio da coordenadora do programa que caminha em todas as unidades do município. Assistam: https://www.youtube.com/watch?v=thr_uROHMFU (a partir dos 45 segundos de vídeo). Indicadores, variáveis e coleta de dados: diminuição do número de usuários crônicos nas Estratégias Saúde da Família (ESFs). Observações, avaliação e monitoramento: monitoramento feito pela própria equipe de saúde através da diminuição das queixas crônicas.
Tentando buscar alternativas para melhorar a saúde da população, observou-se que atividades diversificadas poderiam ser desenvolvidas e, assim, auxiliar no processo de cura. Pensando nisso, foram implantadas nas unidades de saúde várias atividades coletivas e, entre elas, a caminhada em grupo.
Observou-se que os usuários que participam das atividades coletivas têm uma menor propensão à depressão, dores articulares e reconsultas na unidade básica de saúde (UBS).
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO